Site da FAPEAM disponibiliza teses e dissertações para consulta


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) acaba de dar mais um importante salto para a divulgação científica no Estado do Amazonas. A partir de agora está disponível, por meio do site da Instituição, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

O novo suporte foi desenvolvido para facilitar o acesso dos usuários, principalmente pesquisadores, estudantes e a comunidade científica, a dados e informações sobre as teses e dissertações concluídas, realizadas por pesquisadores que tiveram apoio financeiro da FAPEAM por meio dos programas que incentivam formação de recursos humanos para o Estado do Amazonas.

A BDTD tem como objetivo facilitar a difusão do conhecimento científico, disponibilizando gradativamente para consulta e download a produção de trabalhos que tiveram o apoio da Fundação, desde o início das atividades da FAP no Amazonas, o que hoje representa cerca de 119 teses de doutorado e 793 dissertações de mestrado.

Para a bibliotecária responsável pela implantação do projeto, Soraia Magalhães, os usuários do site e a comunidade científica só têm a ganhar. “Além de difundir o conhecimento, o sistema vai facilitar a localização desses dados. Assim poderemos saber quais pesquisas a FAPEAM fomentou, a relevância destas para a região e também estimular a produção de novas pesquisas”, afirmou.

Dados importantes

Com o lançamento da biblioteca de teses e dissertações, é importante que os pesquisadores que já defenderam seus trabalhos científicos encaminhe-os com a respectiva data de defesa, em formato digital (arquivo em PDF), constando os dados dos orientadores (nome completo, CPF e e-mail). "Esses dados são fundamentais porque essa base de dados é ligada à plataforma lattes, o que configura em um sistema com garantia de confiabilidade das informações, resguardando os autores e orientadores", explicou Magalhães.

Dessa forma, os pesquisadores, que tiveram apoio da FAPEAM na realização de seus trabalhos defendidos desde 2006, podem encaminhar seus trabalhos e informações para os seguintes e-mails: deac@fapeam.am.gov.br, pesquisa@fapeam.am.gov.br, decon@fapeam.am.gov.br e soraia.mag@gmail.com. Informações podem ser obtidas pelos: 3878-4052/4011/4024.

 

Base de dados

A Biblioteca Digital utilizará o sistema de Publicações Eletrônicas de Teses e Dissertações (Tede), utilizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que já possui reconhecimento nacional e internacional na difusão de informações científicas.

O sistema permite o suporte para que outras instituições de fomento, de ensino e de pesquisa do país também tenham acesso, utilizem e criem uma base eletrônica  de dados para a publicação de teses e dissertações utilizando a rede mundial de computadores.

/Para acessar a BDTD basta o interessado clicar no banner do serviço, localizado no menu direito da página da FAPEAM. Ao acessar, o usuário visualiza as últimas atualizações e pode executar pesquisa em busca de trabalhos já disponibilizados.

 

 

Aceitação

Para saber a opinião dos internautas sobre o novo serviço, uma enquete realizada no próprio site da FAPEAM apontou que a maioria dos participantes (78%) é a favor da disponibilização completa de pesquisas por meio da rede mundial de computadores, o que representou a opinião de 153 participantes da enquete. Por outro lado, outros 22% dos participantes se posicionaram contrários com a disponibilização dos resultados das pesquisas.

Para o doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, Arilo Claudio Dias Neto, que terá os resultados de suas pesquisas disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da FAPEAM, a iniciativa é de extrema importância para circulação do conhecimento científico.

Acesse a BDTD, clique aqui.

Giovanna Consentini e Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *