Software utiliza musicoterapia para ressocialização de crianças autistas


26/02/2013 – Buscando uma maneira de inserir crianças autistas no ambiente social e desenvolver sua cognição, pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão utilizando a musicoterapia como terapia alternativa.

Eles desenvolveram um software, denominado Music Spectrum, no qual a criança autista aprende a tocar violino em um ambiente virtual. A ideia de trabalhar com música foi do analista de sistemas da Ufam, David Lima.
O Music Spectrum pode ser instalado em iPads ou notebooks e, por meio dele, a criança utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para interagir com outras crianças.
 
“Fiz uma pesquisa e descobri que o interesse das crianças pelo violino era maior, então desenvolvi o software no qual elas podem brincar de fazer música e se concentrarem em algo que não seja nelas mesmas”, explicou Lima.
 
O projeto intitulado ‘Music Spectrum – Imersão musical para crianças com Autismo’ foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Estadual de Atenção à Pessoa Com Deficiência – Viver Melhor/ Edital de Apoio à Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (Viver Melhor/Pró-Assistir).

As pesquisas foram coordenadas pela doutora em Ciências da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, professora Thaís Helena Chaves de Castro.
“A música é um importante canal de aprendizagem. Para a criança com autismo, não basta apenas colocá-la em uma escola de música porque ela não vai se adaptar. Então, por meio do projeto, ela começa treinando em algum instrumento, por meio do software, e já fazemos uma simulação, em um ambiente 2D, no iPad, de situações antes que elas aconteçam na vida real, como, por exemplo, gritos de outras crianças e barulhos externos”, esclareceu.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na próxima quinta-feira (28/02), às 14h, na sala de seminários do Instituto de Computação da Ufam. “Na apresentação, demonstraremos, acima de tudo, os benefícios do software. Mostraremos ainda como fizemos para chegar a cada um dos resultados e como as crianças devem utilizar o software”, disse o idealizador do Music Spectrum, David Lima.

Entenda o autismo

O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Essa desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), também conhecido como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID).
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente, já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos 2 anos de idade, em muitos casos.

Sobre o Viver Melhor/Pró-Assistir

O programa Viver Melhor/Pró-Assistir foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e lançado em abril de 2012 pelo governador Omar Aziz.

O programa é executado em parceria com a FAPEAM e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
A iniciativa consiste em apoiar projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento de produto ou protótipo de produto de tecnologia assistiva, para promoção da funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, objetivando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

2 Respostas para “Software utiliza musicoterapia para ressocialização de crianças autistas


  1. silvia disse:

    Gostaria de saber como adquirir o software music spectrum.
    Obrigada

    • Mirineia Silva do Nascimento disse:

      Olá, de acordo com informações do pesquisador o software está passando por um processo de reestruturação e tão logo esteja disponível será feita a divulgação.



Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *