Projeto indica solução para resíduos de construção e demolição na cidade de Manaus


O estudo propõe uma parceria entre órgãos públicos com as empresas privadas do segmento da construção civil para dar a destinação adequada aos resíduos de obras

Projeto indica solução para resíduos de construção e demolição na cidade de Manaus

O doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Antônio Estanislau Sanches, desenvolveu um estudo com apoio do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no qual diagnosticou as práticas de geração, transporte e destinação de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na cidade de Manaus para recomendar melhorias do gerenciamento e tratamento dos resíduos na capital.

A pesquisa deve ser concluída no inicio do segundo semestre desse ano. Após a conclusão o pesquisador, Antônio Estanislau Sanches, disse que o projeto será encaminhado para os órgãos públicos como recomendação de melhoria do gerenciamento dos resíduos de construção e demolição em Manaus.

Projeto indica solução para resíduos de construção e demolição na cidade de Manaus

Segundo o pesquisador, é necessário fazer um diagnóstico e um levantamento de quanto é produzido e o que está sendo feito com esse material na cidade de Manaus.

O estudo desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) propõe uma interligação e reestruturação de atribuições e responsabilidades dos órgãos públicos envolvidos no gerenciamento de RCD. Além de recomendar uma Parceria Pública/Privada (PPP), para a implementação de uma Usina de Tratamento de RCD, com a finalidade de dar a destinação adequada aos resíduos de obras.

De acordo com o pesquisador, existe uma normatização no âmbito federal (CONAMA 307/2002), que determina que todos os municípios elaborem um Plano Municipal de Gestão de RCD. Segundo o pesquisador, para que a prefeitura possa elaborar o plano é necessário fazer um diagnóstico e um levantamento de quanto é produzido e o que está sendo feito com esse material na cidade de Manaus.

“Identificamos várias fontes-geradoras desse material, junto às empresas coletoras e fizemos parcerias com grandes construtoras para conseguir índices de refugos de forma consistente. Temos uma ideia do que precisa ser feito no município para que possamos melhorar e quantificar a geração de resíduos de construção civil e demolição”, disse Sanches.

Destinação correta para os resíduos

O pesquisador disse que as empresas elaboram o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC) para cada empreendimento, no qual está descrito a quantidade de RCD e o que será feito com os resíduos.

Projeto indica solução para resíduos de construção e demolição na cidade de Manaus

Keppler disse que a implementação das recomendações do projeto permitiria o aumento do tempo de vida do aterro sanitário.

De acordo com o pesquisador, hoje, os geradores pagam um alto preço para a única destinação regular dos RCD no Aterro Sanitário de Manaus, estimado em R$ 1 milhão por mês (2013-2015). “A nossa proposta parte dos fatos de que o privado precisa dar destino legal aos resíduos de obras e o “público” ganha também, pois estará economizando na coleta de colocações clandestinas de RCD em diversos pontos e igarapés, sob ameaça de esgotar a capacidade do Aterro Sanitário de Manaus”, explicou o pesquisador.

O pesquisador e mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Stefan Friedrich Keppler, que também participa da pesquisa, disse que a implementação das recomendações do projeto permitiria o aumento do tempo de vida do aterro sanitário, além de diminuir desperdício de material residual servível.

“O que notamos durante esse estudo está divido em três pontos: é necessária a comunicação entre os três órgãos responsáveis; é necessária a instalação de uma Usina de Tratamento de Resíduos (UTR); e o terceiro ponto é a questão de resíduos perigosos, por conta da contaminação do meio ambiente. Este tipo de resíduo poderá ser acumulado na UTR, gerando escala, e encaminhado para destinos adequados, com menor custo”, disse Keppler.

De acordo com os pesquisadores, UTRs já são utilizadas em diversos munícipios no Estado de São Paulo e vêm demonstrando resultados de economia monetária acima de 30%. Segundo eles, a implementação de coleta descentralizada e processamento de RCD em UTR seria uma urgente solução dos problemas com os Resíduos Manaus.

Esterffany Martins / Agência Fapeam

Fotos de personangem: Érico Xavier / Agência Fapeam

Uma resposta para “Projeto indica solução para resíduos de construção e demolição na cidade de Manaus


  1. Josemar Braga do Nascimento disse:

    Boa noite, sou engenheiro ambiental e gostaria de ler esse estudo sobre resíduos da construção civil.
    grato.



Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *