Soure realiza 7º módulo do Projeto Jovens Protagonistas
Se um dos preceitos de uma Reserva Extrativista é a valorização e manutenção do conhecimento e modo de vida tradicional de uma população, então o 7º módulo do Projeto Jovens Protagonistas da Reserva Extrativista Marinha de Soure – unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes localizada no Pará – foi na essência da Unidade de Conservação (UC): a pesca. O evento foi realizado em maio.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os professores do módulo foram os próprios pescadores das mais diversas artes, desde águas costeiras até águas interiores, embarcados ou desembarcados. Toda essa fusão de conhecimentos – técnicos e tradicionais – e de diferentes gerações – incluindo jovens da zona urbana e comunidades com experientes pescadores – teve a participação de mais de 90 jovens e crianças.
Programação do módulo
Na seção teórica do módulo, os temas abordados incluíram o cenário atual da pesca, características dos recursos pesqueiros e os desafios de gestão, importância e corresponsabilidade do manejo e ordenamento do uso de organismos aquáticos para manutenção do modo de vida extrativista. Dinâmicas e atividades em grupo foram trabalhados para fixação do conteúdo, como o jogo de “júri”, que aprofundou os pontos positivos e negativos da pesca artesanal, industrial e aquicultura.
A prática consistiu em um dia inteiro de vivência da pesca na comunidade do Caju-úna. Na oportunidade, pescadores mostraram a diversidade da pesca artesanal extrativista utilizada na região, passando por especificações técnicas e processo de fabricação até “histórias de pescador”. Depois do aprendizado do uso dos artefatos de pesca, os jovens tiveram a oportunidade de confeccionar uma rede de pesca, em um momento de transmissão direta do conhecimento tradicional.
Dentro da programação, ainda foi realizada a “Oficina Juvenil de Construção de Acordo de Pesca da Resexmar Soure”. Em duplas, os jovens elaboraram regras de uso dos recursos pesqueiros da UC, refletindo todo o conteúdo do módulo, como aprendizado sobre critérios para pesca sustentável (tamanho da malha, tamanho mínimo de captura, etc) e técnicas consideradas predatórias.
Para os analistas ambientais Gabriella Calixto e Andrei Cardoso, da Resex Marinha de Soure, “foi uma grande satisfação trabalhar com essa temática tão emblemática para a Unidade, que consegue permear os mais diversos níveis de sensibilização e empoderamento dos atores da UC no que diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais, pilar da existência de uma Resex”.
Os analistas também destacaram a evolução do protagonismo dos jovens que participam do Projeto ao longo desses sete módulos: “Observamos desde a melhoria na participação nos eventos até discursos e ações práticas em paralelo nas suas comunidades e bairros. Essa chamada ‘evolução dos jovens’ é considerada o verdadeiro resultados do Projeto Jovens Protagonistas”.
No intuito de visualizar a experiência do “Projeto Jovens” de perto e tentar replicá-lo em outras UCs, o evento contou ainda com a presença de Ana Tres, consultora PNUD do Projeto Manguezais do Brasil; Maximiliano Rodriguez, chefe da Resex Marinha Chocoaré Mato-Grosso; Leandro Ferreira, consultor Jovens Protagonista do Litoral Paraense; e Luiz Coltro, consultor da Unesco no Projeto Pesca sustentável.
Protagonistas mirins
Em paralelo à programação dos jovens, sempre ocorrem as atividades infantis, como parte do projeto. Desta vez, cerca de 30 crianças – que naturalmente acompanham os jovens nesses eventos (parentes, amigos) – participaram das atividades que seguem a mesma temática do módulo. Essa iniciativa é coordenada pela colaboradora local Deborah Cruz, educadora e bióloga, e a estagiária do ICMBio Soure Nilvane Silva, que exploram metodologias lúdicas e oficinas de construção de materiais visuais (desenhos, painéis, esculturas, montagens). A oficina infantil envolve, ainda, a participação de voluntários, sobretudo, alunos da Universidade Federal do Pará – Campus Soure.
Lançamento da Cartilha Jovens Protagonistas
Ainda em maio, foi lançada oficialmente a cartilha “Uma Aliança com a Natureza – Ilustrações e Poemas dos Jovens Protagonistas da Resex Marinha de Soure”, produto oriundo do quinto módulo. Esta etapa trabalhou o desenho e a poesia como ferramentas lúdicas da temática “Reserva Extrativista”. Sua elaboração teve a condução de Ailton Favacho, Cláudia Monteiro, José Lúcio S. Alves e Marcos Vitelle, poetas e colaboradores locais.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi realizado um evento de lançamento da cartilha, cuja impressão contou com o apoio do Projeto Manguezais do Brasil. Além da distribuição e divulgação do livro com sarau de poesias pelos próprios jovens, o evento contou com a apresentação do grupo de carimbó “Tambores do Pacoval”, exposição das ilustrações dos jovens e de fotografias (Paulo Furtado), além da venda de comidas e artesanato da comunidade do Pesqueiro. Gabriella Calixto e Andrei Cardoso consideram “a materialização da cartilha um símbolo de ‘coroamento’ do projeto e um belo registro do potencial do projeto Jovens Protagonistas não só em Soure como em qualquer outra UC que for implementado”.
O arquivo digital da cartilha pode ser solicitado pelo e-mail: resexsoure.icmbio@gmail.com.
Fonte: ICMBio