Suporte de horta tem sistema de irrigação que pode durar até 15 dias
Especial Sinapse da Inovação- Chamada de “Varanda Verde” produto traz conceito de sustentabilidade urbana e foi desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas via Fapeam
Ouça a reportagem na Rádio com Ciência
Se você optou por levar uma vida mais saudável e quer cultivar sua própria horta em casa, mas não tem tempo devido à correria da sociedade pós-moderna a “Varanda Verde” pode ser a solução para seus problemas. O produto desenvolvido por empreendedores do Amazonas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), espera inspirar, introduzir e incentivar as pessoas ao cultivo doméstico orgânico, combinando natureza, praticidade, design e sustentabilidade.
A solução para cultivo é um suporte para hortas dotado de um sistema de irrigação com manual de cultivo que permitirá experiências de produção de ervas e hortaliças e a reconexão com os ritmos da natureza mesmo em espaços reduzidos e urbanos. Mais saúde, ecologia e qualidade de vida.
Assista a reportagem feita pela TV Fapeam
A empreendedora Themis Lima Granda disse que o projeto pretende fazer com que as pessoas tenham o prazer de colher na sua varanda um produto orgânico e longe de agrotóxicos.
“Existem vários tipos de clientes alguns querem para fins medicinais, outros para o cultivo de hortaliças e temperos. Por ele ter esse sistema de irrigação você não precisa ficar todo dia molhando. As pessoas querem ter uma horta dentro de casa, mas muitas vezes não conseguem fazer essa manutenção devido à falta de tempo. Por isso, essa irrigação dura em média 15 dias, ou seja, a cada período é preciso colocar água”, conta Themis.
Os suportes são produzidos em vários tamanhos e modelos para se adequar com a necessidade de cada usuário
O produto que chama atenção pelo design é confeccionado a partir de palete e devido ao seu tamanho pode ser colocado dentro de casas e até apartamentos. Além do apelo sustentável, outra bandeira levantada pela empresa que desenvolveu o produto é o de oferecer mais qualidade de vida às pessoas por meio de uma alimentação mais saudável.
“Nós optamos por trabalhar com o palete, pois é um material que oferece muita praticidade e economia, além de ser sustentável. A ferramenta contribui para a economia de água. Com o Varanda Verde a pessoa produz e colhe o que deseja comer na alimentação a tornando mais saudável”, informou.
A empreendedora Themis Lima Granda disse que a “Varanda Verde” tem objetivo de oferecer mais qualidade de vida para as pessoas
O produto é um dos 28 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, além de fortalecer o empreendedorismo o cenário inovador e econômico no Amazonas.
Com o suporte da “Varanda Verde” é possível ficar até 15 dias sem irrigar as plantas
Texto e Fotos: Esterffany Martins – Agência Fapeam