Sustentabilidade entre cores e formas
22/06/2011 – Telas e esculturas inspiradas na temática amazônica podem ser visitadas durante a exposição ‘Não quero mudar de planeta’ – do casal Buy Chaves e Helen Rossy – na Galeria do Largo, Centro de Manaus.
Considerados artistas sustentáveis, eles aproveitam resíduos florestais que seriam descartados, para a confecção das obras de arte. Um exemplo deste trabalho é a utilização de restos de madeira queimada para a produção de esculturas.
Natural de Santa Catarina, Buy Chaves, que já se considera amazonense por viver em Manaus há três décadas, retrata em suas telas as cores da Amazônia em pinturas surreais, caracterizadas sempre pelos olhos de peixe, inerentes à suas obras. “Já foram muitas as experiências, tenho uma série só de pinturas em isopor”, afirmou Buy.
Outros traços presentes nas telas do artista são a comida, o povo e a arquitetura amazonense.
Sempre trabalhando em exposições individuais e coletivas, é a primeira vez que o casal reúne o trabalho para uma mostra a dois. Buy com suas telas e Helen com suas esculturas, ambos falam da Amazônia. As obras escolhidas para esta ocasião retratam, especialmente, a beleza das coisas boas e das possibilidades de transformação ainda existentes na Terra, o que os motivam a não querer mudar de planeta. “Há tantas possibilidades, tantos mundos num só que não há porque querermos outro”, justificou a artista.
As madeiras dos estaleiros, que sobram das construções navais, se transformam em esculturas a partir do imaginário de Helen, uma parintinense que passou a infância acompanhando o pai em suas navegações pelas águas amazônicas. “Eu não penso muito sobre como vou compor a obra, quando a vejo já está pronta sem planos minuciosos. É tão instintivo que me surpreendo”, disse a artista sobre seu processo de criação.
Iniciada em 17 de junho, a exposição ficará em cartaz até dia 26 de agosto, de terça a sábado, das 17 às 21h, com entrada gratuita.
Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.cultura.gov.br e pelo telefone: (92) 3631-47-86
A Galeria do Largo está localizada à Rua Costa Azevedo, 290. A exposição é promovida pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Centro de Artes Visuais Galeria do Largo.
Alessandra Karla Leite – Agência FAPEAM
(Com informações da Galeria do Largo )



























