Técnica de jardinagem incentiva alunos a desenvolverem ações profissionais


13/12/2010 – A técnica de jardinagem é de suma importância para o meio ambiente, pois ameniza os efeitos negativos da poluição visual. Embelezar o ambiente escolar desenvolvendo no aluno o prazer pela pesquisa em busca de novos conhecimentos foi um dos trabalhos apresentandos na última Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE), em Manaus.

O trabalho de produção e reprodução de plantas para jardins depende de conhecimentos, identificação de diferentes espécies e a curiosidade de promover o desenvolvimento do espírito cooperativo para o trabalho em equipe.

Com o objetivo de atender aos alunos da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, zona Norte de Manaus, proporcionando meios adequados para realização de atividades de jardinagem, trabalhando e valorizando as habilidades e potencialidades, a professora Irinês Gonzaga de Oliveira elaborou projeto que incentiva o desenvolvimento profissional na área de jardinagem.

Para a coordenadora da pesquisa, desenvolvida no âmbito do PCE com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o projeto “Jardinagem” significou desenvolver ações profissionais que permitissem ao aluno identificar os tipos de solo, para ter um maior conhecimento sobre as necessidades das plantas no seu processo de crescimento.

Segundo Oliveira, o projeto de jardinagem surgiu a partir da necessidade do embelezamento de uma área degradada na escola.  “Observei que a escola estava precisando de um ambiente verde, e um espaço disponível nos incentivou para organizarmos o projeto. Desta forma pensamos em reordenar a terra e fazer um jardim para adornar a área”, explicou.

A professora destacou, ainda, que o envolvimento dos alunos foi surpreendente, o que rendeu um resultado positivo. O trabalho despertou um amplo desenvolvimento dos participantes que acabaram promovendo ações de educação ambiental na escola.

vspace=10De acordo com Oliveira, para executar o projeto os alunos entraram em contato com a natureza, visando à manutenção da harmonia e do equilíbrio do ambiente escolar. “Eles despertaram os sentidos e sensações de relaxamento e tranquilidade para a melhoria da qualidade de vida, bem como uma maior integração com a natureza tanto na escola quanto na comunidade, além de realizarem ações comprometidas com as questões ambientais dentro da Escola”, finalizou.

Sobre o PCE

O trabalho foi apresentado na 2ª Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE) realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de Educação Estadual e Municipal, no início de dezembro. Esse programa  consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

 

Redação: Dalva Berquet 

Edição: Ulysses Varela– Agência FAPEAM

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