Tese sobre a expansão da soja no Amazonas é premiada


16/11/10 – A tese de doutorado ”Políticas Públicas e Território: uma discussão sobre os determinantes da expansão da soja no sul do Amazonas”, realizada pela Doutora Maria do Socorro B. Lima, conquistou o título de Melhor Tese de Doutorado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas), durante o 5° encontro nacional da instituição, realizado no mês de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pesquisa de Lima teve por objetivo compreender a dinâmica de expansão da soja no Amazonas, além de identificar e caracterizar o arranjo político-institucional responsável pelas transformações socioespaciais que promoveram a reorganização do uso do território e de seus recursos no sul do Amazonas.

O estudo ainda abrangeu a problemática ambiental global e o peso da Amazônia no equilíbrio ecossistêmico que contribuem para o fortalecimento do conceito de desenvolvimento sustentável. src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/soja1.jpg

De acordo com Lima, essa série de fatores gerou uma reestruturação produtiva. ”Estas dinâmicas colaboraram, sobretudo, para uma remodelagem produtiva, social e territorial amazonense à medida que possibilitou que territórios selecionados fossem conectados aos circuitos de produção e de cooperação em nível internacional”, explicou.

Resultados alcançados

A pesquisadora explicou que a dinâmica da agropecuária sul–amazonense se deu de forma subordinada e excludente, acentuando as desigualdades sociais e regionais daquela localidade.  "A pesquisa também apontou para a promoção de imagens negativas como a concentração fundiária e o aumento das taxas de desflorestamento”.

Apoio da FAPEAM foi indispensável

A pesquisadora recebeu recursos financeiros oriundos do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (RH-POSGRAD) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). “Sou muito grata pelo empenho, seriedade e compromisso da FAPEAM com o desenvolvimento da ciência em nosso Estado”, destacou.

Sobre o RH-POSGRAD

O programa consiste em apoiar, com bolsas de estudo e auxílio-instalação, pesquisadores interessados em cursar mestrado ou doutorado em instituições de fora do Estado do Amazonas. Para conhecer outros programas da FAPEAM acesse www.fapeam.am.gov.br

 

Foto1: Plantio de soja na Amazônia (Foto:Divulgação)

Ana Maria Leventi e Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *