TICs colaboram na concepção de novos ambientes de aprendizagem


06/12/2010 – A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) no dia a dia das pessoas está revolucionando cada vez mais os modos de comunicação, de relacionamento e de percepção da sociedade. A internet, por exemplo, encurta as distâncias e expande as fronteiras de maneira nunca antes vista no mundo. A escola, por sua vez, como agente de reflexão e transformação social não pode ignorar estas ferramentas, consideradas importantes no processo de ensino-aprendizagem.

Pensando nesse ambiente, alunos dos 2° e 3° anos do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro homônimo, no Centro de Manaus, desenvolveram o projeto ‘As Tics na escola: os novos ambientes de aprendizagem’ com o objetivo de promover a reflexão sobre o uso destas ferramentas no contexto escolar.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Sérgio Carvalho de Lima, além de promover a reflexão, a pesquisa criou oportunidades de se verificar ,na prática, a recepção e produção de informações por meio das diversas tecnologias existentes no âmbito escolar, possibilitando novas práticas pedagógicas. “Criamos um blog e um informativo impresso para que os alunos pudessem colocar em prática todo o aprendizado”, afirmou.

Durante a apresentação do projeto na 2ª Mostra e Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os alunos apresentaram a conclusão, resultante das pesquisas do projeto, de que as novas possibilidades tecnológicas não alteram apenas a vida cotidiana. De maneira generalizada, as Tics alteram todas as ações, as condições de pensar, de representar a realidade e, especificamente, no caso particular da educação, a maneira de trabalhar em atividades ligadas ao aprendizado escolar.

Para Lima, o resultado do projeto foi animador, pois ele percebeu que, a cada dia, professores e alunos começam a interagir no ensino-aprendizagem por meio das Tics para melhorarem o ambientes das aulas. “As aulas se tornam mais práticas e envolventes”, ressaltou.

Para o aluno do 2° ano do Ensino Médio e participante do projeto, Jandir Souza da Silva, participar do PCE colabora na melhoria do aluno. “A gente aprende de uma maneira diferente, pois colocamos em prática o que aprendemos”, explicou.

Escola foi escolhida como projeto-piloto pela Seduc

Segundo o professor, por reunir condições e equipamentos de informática adequados, a escola foi escolhida, a partir da participação no PCE, da implantação do Diário de Classe Digital online, projeto-piloto coordenado pela Seduc. “A fase experimental será realizada na escola e caso dê certo, será implantada em toda a rede de ensino do Amazonas”, afirmou.

Edital do PCE 2011 já está disponível

 

O edital do PCE 2011 já está disponível na página eletrônica da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br). Para a próxima edição, o edital prevê investimentos da ordem de R$ 3,39 milhões, sendo R$ 1,57 milhão da fundação, R$ 1,32 milhão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e R$ 500 mil da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As propostas de escolas públicas estaduais e municipais devem ser feitas, até 25 de fevereiro de 2011.

 

Sobre o PCE

 

O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed). Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

 

Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

 

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