Trabalho sugere mudanças no fazer pedagógico das escolas públicas
14/07/2010 A política educacional brasileira requer constantes estudos, a fim de buscar o melhoramento e a evolução do aprendizado nas salas de aula, principalmente nas séries iniciais. Pensando nisso, a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arminda Rachel Botelho Mourão, desenvolveu a pesquisa intitulada “O Trabalho Docente: construindo o fazer pedagógico no cotidiano escolar”.
De acordo com os resultados do trabalho, o processo de ensino e aprendizagem requer mudanças nas séries iniciais do primeiro (1ª, 2ª e 3ª séries) e segundo (4ª e 5ª séries) ciclos. O estudo apontou, também, que é preciso diminuir o número de alunos para 20 por turma, melhorar a distribuição da merenda escolar, do material didático e da infraestrutura nas escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Arminda Mourão, o projeto abriu o diálogo pedagógico para delinear a gestão escolar na Escola Municipal Francisco Guedes de Queiroz, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. "Isso é importante porque existe uma rede de relações que perpassam a tomada de decisões e efetivação das ações", destacou.
Com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos (PPP), o objeto do projeto era acompanhar o processo de execução das políticas educacionais nacionais e locais no cotidiano escolar. Mourão disse que, inicialmente, foi necessária a organização do Projeto Político Pedagógico (PPP), o que permitiu a discussão sobre a política educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “O PPP foi construído a partir dos entraves do dia a dia”, declarou.
Durante três anos, foi possível a elaboração do Projeto Político Pedagógico, que contou com a participação dos professores dos três turnos. Na ocasião, foram realizados dois levantamentos. O primeiro relacionado ao perfil socioeconômico dos alunos e, o segundo, focado nas dificuldades dos alunos. “Também tivemos a preocupação de mostrar a importância da formação e qualificação dos professores, que devem ser trabalhadas na escola. Com isso, eles compreenderão a realidade de cada aluno”, destacou.
O resultado, segundo Mourão, é que todos ganham. Com o uso de uma metodologia compartilhada, baseada na organização do trabalho em grupo, os professores podem incluir atividades diversificadas para o desenvolvimento da criatividade e da leitura da criança.
Conforme Mourão, a política da Semed orienta a organização do trabalho pedagógico por meio das séries iniciais do primeiro e do segundo ciclos. Ela disse que alguns requisitos foram destacados e analisados, como o acompanhamento do desenvolvimento individual das crianças na perspectiva do letramento escolar e dos procedimentos avaliativos.
Publicações
Segundo Mourão, ao longo da realização da pesquisa foram defendidos dez trabalhos de conclusão de curso (TCC) e cinco dissertações, todos relacionados com a temática. A previsão é de que as publicações sejam lançadas no mês de setembro. Ela disse que a obra ainda não tem nome, mas o título será impactante para despertar a atenção das pessoas sobre o fazer pedagógico.
Sobre o PPP
O Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos (PPP) é desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele apoia a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de ensino superior e/ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Estado de Amazonas. O objetivo é dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.
Sebastião Alves Filho – Agência Fapeam