Troca de experiências entre incubadoras é destaque no Workshop Empreendimentos Inovadores no AM


Consultores da Anprotec apresentaram melhores práticas do Cerne e exemplificaram com situações vividas por incubadoras da região

 

A troca de experiência entre as incubadoras sediadas no Amazonas foi o grande destaque de um dos blocos realizados no Workshop de Empreendimentos Inovadores e Competividade Regional promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Associação Nacional de Entidades de Empreendimentos Inovadores – Anprotec.

Em um dos blocos, intitulado “Apresentação de casos: Melhores práticas do Cerne no Amazonas”, as consultoras Evelin Cristina Astolpho e Valéria Cruz, da  Anprotec, parceira no evento, destacaram as principais práticas desenvolvidas no Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne).

As apresentações das práticas ministradas pelas consultoras da Anprotec eram divididas com exemplos de situações reais vividas pelas incubadoras do Amazonas. Nesse processo, as incubadoras que se destacaram em determinado processo/prática compartilhavam suas experiências relatando êxitos, dificuldades e possíveis erros, de forma a estimular outras incubadoras a buscarem certificação no modelo Cerne.

Segundo a consultora da Anprotec, Evelin Astolpho, durante 2016 foram realizadas visitas as incubadoras contempladas no Pró-Incubadoras, de forma a acompanhar o desenvolvimento dos projetos e orientar as incubadoras em relação a suas práticas. A partir desse acompanhamento, foi possível identificar as incubadoras que se destacavam em algumas práticas do Cerne, e, mediante a recapitulação de cada uma das práticas, foi feito o convite para que os gestores das incubadoras trouxessem suas experiências e a compartilhasse com as demais incubadoras do estado.

“O workshop como um todo teve o objetivo de promover a troca de experiência entre as incubadoras. O grande intuito é compartilhar esse aprendizado entre as incubadoras, e não só com as contempladas pelo Pró-Incubadora, mas também com as outras incubadoras do Amazonas, para incentivar a implantação do modelo Cerne em todas elas”, disse Evelin.

 

Para o gestor da Incubadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Deivison Silva, o workshop foi enriquecedor para as incubadoras participantes. Ele reforça o formato colaborativo que possibilitou mais interação entre os participantes e contribui para a implementação de melhorias nas incubadoras do Amazonas.

“Acho sensacional esses encontros porque na correria diária não temos como reunir com todo mundo para debater as dificuldades de cada um. Às vezes podemos estar enfrentando o mesmo erro e nesse processo colaborativo podemos encontrar diferentes soluções. Nesses encontros surgem soluções que vão se ramificando para todas as instituições”, ressaltou o gestor.

 

Além da incubadora do Inpa, a rodada sobre as melhores práticas do Cerne contou com a participação de representantes do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Ayty/Ifam, InUEA entre outras. O gestor da Incubadora Mamirauá de Negócios Sustentáveis (IMNS), Josivaldo Modesto, expôs as boas práticas da incubadora instalada em Tefé, via videoconferência.

 

 

Repórter- Francisco Santos (Agência Fapeam)

Fotos- Érico Xavier (Agência Fapeam)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *