Truques de mágica podem ser aplicados no ensino da Matemática


30/10/2013 – Os truques mágicos também podem ser um grande potencial para o ensino da matemática em sala de aula. Foi o que comprovou uma pesquisa realizada por alunos do ensino médio da Escola Fucapi, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Por meio do projeto intitulado ‘Matemágica’, o grupo orientado pela professora Meng Huey, formulou 40 truques mágicos que são aplicáveis ao ensino e aprendizado da disciplina tão temida por grande parte dos alunos. “O projeto teve o objetivo de aplicar a álgebra a recursos da mágica com atividades desafiadoras relacionadas diretamente a conteúdos da matemática”, explicou Camila Martins, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Fucapi e bolsista do Pibic Jr.

Segundo o aluno do Ensino Médio da Escola Fucapi, Luiz Isidoro, a matemática aplicada à mágica proporciona um ambiente agradável em torno do ensino da disciplina e pode ser um importante instrumento para professores. “Meu interesse cresceu ainda mais pela matemática por meio desse projeto de iniciação científica, promovendo um raciocínio rápido e também fortalecendo minha vontade de ingressar na área de Engenharia, na faculdade”, disse.

Alguns truques inovadores

1 – Advinhação egípcia;

2 – Multiplicação por onze da velocidade luz;

3 – Descobrindo a carta escondida;

4 – Qual o número riscado?

5 – Sequência de Fibonacci;

6 – As 3 datas consecutivas;

7 – Descobrindo a soma das faces ocultas.

Fonte: Portal Fucapi, por Cristiane Barbosa