Turismo Comunitário no Amazonas é tema de livro
24/09/2013 – Analisar as experiências de Turismo de Base Comunitária (TBC) existentes na região metropolitana de Manaus e procurar entender a relação do desenvolvimento do turismo local por meio dos aspectos sociais, econômicos e ambientais foi um dos fatores que levaram a Mestre em Ciências Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo a desenvolver um estudo com essa temática. A autora buscou sugerir mecanismos que colaborem para a implementação de politicas públicas em torno do TBC como modelo alternativo de crescimento na região.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Após a conclusão do trabalho, a pesquisa transformou-se no livro intitulado ‘Turismo Comunitário na Amazônia’. A publicação contou com o apoio financeiro do Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos). Além da pesquisa, a participação da pesquisadora e da Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Jocilene Gomes da Cruz, nos eventos 1º e 2º workshops de ‘Turismo de Base Comunitária: protagonismo das populações tradicionais e povos indígenas’ também contribuíram para a formação do livro.
Sobre os workshops, Barroncas explica que esses eventos propiciaram encontros entre pesquisadores renomados, representantes de populações tradicionais e povos indígenas, que partilharam experiências concernentes as suas respectivas comunidades. “Aos discentes foi proveitoso, pois, além de participarem de discussões teóricas, puderam ouvir relatos de comunidades que apresentaram seus projetos, na perspectiva do turismo como mais uma alternativa para o desenvolvimento econômico e social da região amazônica”, disse.
O livro compõe-se de três partes: a primeira, com reflexões teórico-metodológicas, permeada da práxis de pesquisadores que tem atuado na área; a segunda, com alguns relatos de experiências das populações tradicionais e povos indígenas e, a terceira, destinada à apresentação de instituições governamentais e do terceiro setor que atuam como agentes e/ou parceiros das comunidades em atividades envolvendo o turismo.
Com o propósito de socializar e compartilhar os resultados do estudo teórico-metodológico no âmbito do turismo comunitário, o livro irá compartilhar experiências a fim de suscitar o interesse de jovens pesquisadores por um novo campo de atuação e de promoção desse tipo de empreendedorismo realizado pelas populações tradicionais e povos indígenas.
O lançamento do livro está previsto para o mês de novembro durante o 3º Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia, evento organizado pelo grupo de pesquisa “Desenvolvimento Socioambiental e Turismo na Amazônia”, da Escola Superior de Artes e Turismo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Barroncas foi bolsista da Fundação e considerou todo o apoio e atenção recebidos pela FAPEAM, durante o mestrado em São Paulo, como satisfatório.
Sobre a autora
Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo é graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Turismo pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Tem MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília, e é especialista em Turismo e Gestão Territorial pela Ufam. Mestre em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). É facilitadora na área de gestão de processos participativos. Atualmente, Barroncas é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lotada na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT).
Sobre o Biblos
Consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, número especial (temático) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital no Estado do Amazonas.
Jessica Fernandes – Agência FAPEAM