UEA inscreve para nove cursos de Pós-Graduação
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com inscrições abertas, até o dia 30 de abril, para novas turmas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em: MBA em Engenharia da Qualidade, Processos e Tecnologia de Fabricação Mecânica, Desenvolvimento de Software Livre, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção com ênfase em Recursos Produtivos, Gestão Ambiental, Informática Aplicada à Educação, Engenharia de Avaliação e Perícias e Gestão e Tecnologias do Gás Natural.
Os cursos são ofertados em apoio à política estadual de formação intensa de capital intelectual para atender necessidades específicas do Pólo Industrial de Manaus e visando o desenvolvimento regional. Os editais podem ser conferidos no link Pós-Graduação, no Portal da UEA.
De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEA, José Luiz de Souza Pio, cada curso contempla especificidades diferentes, direcionadas a cada seguimento. “Engenharia da Qualidade é voltado a profissionais que buscam alcançar um novo padrão de desempenho para suas organizações, com a utilização de ferramentas de controle de qualidade e produtividade, em resposta à competição do mercado”, disse.
O curso de Processos e Tecnologia de Fabricação Mecânica se auto-explica pelo nome. “Com objetivo de buscar o desenvolvimento de uma visão especializada e multidisciplinar”. Já o curso de Software Livre, explicou Pio, habilitará o profissional, inclusive, para o suporte e administração dos recursos de Rede e de Banco de Dados.
Conforme explicou o pró-reitor, a promoção e preservação da integridade física e saúde dos trabalhadores e meio ambiente vem sendo uma das políticas implementadas por empresas nacionais e internacionais. “E o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho vem ao encontro desses preceitos”, completou.
Demandas do PIM
Ao falar sobre a importância do curso de Engenharia de Produção, Pio pontuou que é crescente a demanda de recursos produtivos em empresas do PIM. “E ela se completa, com a oferta do curso de Gestão Ambiental, tendo em vista a necessidade de formação de profissionais capacitados em gerir e planejar políticas voltadas à preservação de recursos naturais”.
Outro curso destacado pelo pró-reitor, Gestão e Tecnologias do Gás Natural, busca qualificar mão-de-obra para atender as demandas decorrentes da exploração das grandes reservas do gás natural do Amazonas. “Os profissionais formados pelo curso estarão aptos a desenvolver projetos de gestão técnica em produtividade, meio ambiente, segurança e economia, aplicadas na área do gás natural”, finalizou.
Além de cursos direcionados especificamente à formação de profissionais para o PIM, a UEA também está oferecendo o curso de Tecnologia Aplicada à Educação. “Que habilitará o professor a aplicar diferentes formas de uso das novas tecnologias para o desenvolvimento de ferramentas educacionais visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.
Agência Fapeam
(Com informações do site da UEA)