Ufam abre Congresso de Iniciação Científica ressaltando importância da Fapeam na formação de jovens cientistas no Amazonas


O número de bolsas de iniciação científica concedidas pela Fapeam representa 6% do total de benefícios nesta modalidade concedidos, em todo País, pelo CNPq

conic

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deu início, nesta segunda-feira (09/11), ao 24º Congresso de Iniciação Científica (Conic). A abertura oficial aconteceu no auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Até o dia 13 de novembro, serão apresentados trabalhos de iniciação científica desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica da Ufam e de projetos de Grupos de Pesquisa da Universidade.

A diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, disse que, apesar da crise econômica enfrentada no País, os investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) continuam sendo prioritários para o governo do Estado. “Nunca se investiu tanto na área de iniciação científica como no Amazonas”, informou Waichman.

coni geral

Atualmente, há 1,5 mil bolsistas de iniciação científica com bolsas da Fapeam.

Um levantamento sobre o cenário de iniciação científica no Amazonas apontou que o número de bolsas concedidas pela Fapeam representa 6% do total de de benefícios nesta modalidade concedidos nacionalmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente, no Estado, são beneficiados 1,5 mil bolsistas que representam um quantitativo de mais R$ 8 milhões, por ano.

“Isso evidencia, cada vez mais, a importância e a prioridade que o Governo do Amazonas dá ao fomento de projetos de iniciação científica”, disse a diretora técnico-científica da Fapeam.

Conic Marcia perales

Para reitora da Ufam, Márcia Perales, o apoio da Fapeam foi primordial para o aumento no número de bolsas na Universidade.

A reitora da Ufam, Márcia Perales, disse que com o auxílio da Fapeam foi possível aumentar o número de bolsas na área de iniciação científica na Universidade.  Hoje, a Fapeam possibilita o aporte financeiro de 70% das bolsas de iniciação científica na Ufam.

“Esse é um dado importante: em 2009, tínhamos 340 projetos. Esse ano, temos mais de 800 projetos somente de iniciação científica. Esse crescimento é fruto de um esforço coletivo”, disse Perales.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, Gilson Vieira, os programas de iniciação científica são importantes para despertar no aluno o interesse pela pesquisa e carreira científicas e, assim, se formam novos cientistas para o País. “A Fapeam tem um papel importante nesse processo e para a ciência no Estado. É importante dizer que, apesar da crise econômica, a Fapeam tem feito um esforço muito grande e conseguimos manter, praticamente, todas as bolsas de iniciação científica na Ufam”, disse o pró-reitor.

Sobre o Conic

O Congresso de Iniciação Científica da Ufam tem o papel de congregar a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas em Manaus e nos campi de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Na reunião anual, são apresentados os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica da Ufam e de projetos de Grupos de Pesquisa da Universidade.

Acesse o site do evento

Esterffany Martins/Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier/Agência Fapeam

Uma resposta para “Ufam abre Congresso de Iniciação Científica ressaltando importância da Fapeam na formação de jovens cientistas no Amazonas


  1. João disse:

    Top Amazonas…



Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *