Ufam Parintins consegue incentivos federais para infraestrutura
O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, sediado em Parintins, no Baixo Amazonas, conseguiu verbas para equipar os laboratórios de áudio e vídeo da área de Comunicação Social. O dinheiro foi obtido por meio dos esforços da diretoria do local.
De acordo com Jefferson Cruz, diretor do ICSEZ, trata-se de um grande avanço, pois com os novos equipamentos os estudantes poderão ter maior capacidade de absorção de conteúdos. “Os laboratórios já poderão começar a funcionar no início deste segundo semestre letivo, que será na próxima semana”, afirmou ele, referindo-se ao dia 8 de setembro, quando acontece a aula inaugural do curso de jornalismo.
Cruz reuniu na última sexta-feira com os novos professores, aprovados no edital 005⁄2009, de Parintins, para dar as boas-vindas e também explicar o funcionamento do campus do Baixo Amazonas. “Estamos ampliando nosso poder de inserção social. Só com a nova sede (foto), teremos mais espaço para desenvolver atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão, e isso se reverte para a sociedade em termos de ação social”, avaliou Cruz.
Na reunião da sexta-feira, o atual administrador do campus Ufam⁄Parintins foi enfático também em ressaltar os avanços que os cursos de Educação Física e Zootecnia estão conseguindo. Por exemplo, segundo ele, os profissionais da área de zootecnia já planejaram a construção de uma Fazenda Experimental para que os alunos possam fazer práticas de campo e ganhar experiência reforçada no contexto do ensino. Quanto aos professores de Educação Física, uma quadra poliesportiva está em fase de projeto e deverá ser finalizada até fim de 2010.
“Além disso, o nível de professores com os quais conseguimos contar após o concurso é bastante promissor. Há um número considerável de mestres e ainda alguns estão cursando o doutorado, o que, para os padrões do nosso campus, que é jovem e distante dos grandes centros — o que dificulta a procura de doutores — é muito bom”, disso em reunião.
As aulas e o novo centro
O Campi Parintins vem crescendo de forma organizada e planejada nos últimos anos, de acordo com Jefferson Cruz. A nova sede ficará na área do Djard Vieira, um bairro localizado na parte vermelha (mais próximo à Baixa do São José, onde fica o curral do Boi Garantido) da Ilha Tupinambarana.
A construção poderá estar pronta já para as aulas no primeiro semestre letivo de 2010, conforme salientou Cruz.
Por Renan Albuquerque, do Porto da Francesa, Parintins, Baixo Amazonas