Ufam sedia I Fórum de Reitores das Instituições Federais da região Norte


 

Com o compromisso de promover debates e reflexões, articulando propostas de ações que socializem o conhecimento entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia o I Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte, nesta quinta (05/11) e sexta-feira (06/11).

O tema central do evento é “Pesquisa e Pós-graduação na Região Norte”, com uma programação que permite a todas as Ifes participantes apresentarem suas potencialidades, fragilidades e possibilidades de cooperação.

Segundo a reitora da Ufam, Márcia Perales, o evento deve ser concebido como forma de organização oriunda de interesses e idéias coletivas. “Muitas vezes, a ausência de interlocução sistemática e de conhecimento mais aprofundado entre as Ifes faz com que muitas situações sejam desconhecidas e pareçam únicas, quando são comuns”, afirmou a reitora.

Atuam de forma decisiva na capacitação dos recursos humanos e nos investimentos em produção de conhecimento científico, instituições como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), o Banco do Brasil (BB), o Banco da Amazônia (Basa), o Sebrae, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Manaus Energia, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A reitora diz acreditar que, com a presença de instituições públicas e privadas no evento, haverá condição de identificar de que forma o conhecimento científico pode avançar na região. “O Fórum não deve se fechar em si mesmo, mas dialogar de forma ampla e ágil, estabelecendo parcerias com as diferentes instituições da região e do país”, destacou.

 

Camila C. de Carvalho – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *