Últimos preparativos para o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico


28/04/2014 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) está nos preparativos finais para a cerimônia de premiação do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico.

O prêmio foi pensando pela FAPEAM para incentivar a prática do jornalismo científico e estimular a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Estado. Na solenidade, a Fundação premiará os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para cultura de popularização dos estudos relacionados à tecnologia e inovação ao longo de 2013.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A dez dias da solenidade, a ser realizada no dia 8 de maio, às 18h30 no Dulcila Convenções, localizado na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, os concorrentes relatam as expectativas quanto à premiação.

Anwar Assis está confiante na premiação. (Foto:Érico Xavier)

Anwar Assis está confiante na premiação. (Foto:Érico Xavier)

O jornalista do jornal Amazonas Em Tempo, Anwar Assis, que participa pela primeira vez da premiação na categoria profissional, disse estar confiante. Ele ressaltou o mérito das matérias produzidas e os trabalhos dos profissionais de comunicação. “Os que estão na final é porque tem matérias boas e merecem o prêmio. É a primeira vez que me inscrevo e inscrevi uma única matéria. Tenho certeza que será um páreo difícil, mas estou confiante”, Anwar Assis.

Para o jornalista Eduardo Gomes, que também está na disputa na categoria profissional com uma matéria escrita no período em que atuava na assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a indicação ao prêmio representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Inpa ao longo dos últimos cinco anos.

“Estou acreditando em um resultado positivo, mas só a indicação já é algo positivo, partindo do pressuposto que as

Eduardo Gomes traz a experiência do Inpa. (Foto:Érico Xavier)

Eduardo Gomes traz a experiência do Inpa. (Foto:Érico Xavier)

matérias são resultado e consequência do trabalho que desenvolvo no dia a dia. Independente do resultado, continuarei produzindo matérias de jornalismo científico para divulgar a ciência no Estado”, afirmou Eduardo Gomes.

Neste ano, o Governo do Estado via FAPEAM pagará R$ 56,8 mil em prêmios aos vencedores.  Concorrem ao prêmio entre os profissionais (por ordem alfabética) Agnaldo de Oliveira Gomes Junior, Aline Maria Hanriot e Bandeira, Anwar Assi, Carlos Eduardo Gomes da Silva, Cimone Barros Sousa, Clarissa de Souza Bacellar, Daniel Jordano da Silva Miranda, Elaíze de Souza Farias, Eunice Venturi, Isabelle Valois Cortez, Jacqueline Nascimento Costa, Josiane dos Santos, Orestes Thomaz Litaiff, Orlando Pedrosa Lima Júnior e Thalles Fernando da Silva Ataide. Entre os estudantes, estão na disputa Francisco Chagas dos Santos Neto, Gabriel da Mata Seixas, Juan Mattheus Gil Costa, Raiza Campos Lucena.

Valorização

Josiane Gomes é vencedora de todas as edições do Prêmio (Foto: Érico Xavier)A veterana na premiação, jornalista Josiane Santos, também ressaltou o mérito dos trabalhos na disputa. Ela venceu a premiação nos últimos quatro anos, sendo duas na categoria impresso/revista e duas na categoria impresso/jornal. “O prêmio é um incentivo para estudantes e profissionais que atuam na área. Todos os finalistas têm seus méritos. Sabemos que não é fácil divulgar a ciência, o conhecimento é diário e contínuo em busca de meios que facilite esse processo”, disse.

 

A editora no Portal G1 Amazonas, jornalista Eliena Monteiro, é a prova de que reconhecimento da FAPEAM ao trabalho jornalístico é um incentivo na trajetória profissional. Ela venceu o prêmio ainda como estudante, em 2011, na categoria Impresso/Revista e como profissional, em 2012, categoria Internet. “Fiquei muito contente com a repercussão. Essa questão de homenagear profissionais incentiva outras instituições sobre o papel da comunicação, que é o de informar com responsabilidade. O prêmio também é uma forma de marketing do trabalho do comunicólogo”, ponderou.

Diretora-Presidenta da FAPEAM ressalta o apoio incondicional ao Prêmio. (Foto:  Érico Xavier)

Diretora-Presidenta da FAPEAM ressalta o apoio incondicional ao Prêmio. (Foto: Érico Xavier)

A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressaltou o trabalho jornalístico voltado à divulgação da ciência no Estado e afirmou que a Fundação continuará apoiando a comunicação científica.

“O estudante ou profissional que se envolve com essa temática tem um trabalho de pesquisar para entender melhor o assunto que abordará e para criar todo um conjunto de formas de como dizer aquilo pedagogicamente. Reconhecemos que todos que participam do prêmio são grandes profissionais que colaboram com a comunicação científica do Estado. A FAPEAM quer continuar apoiando esse processo. Estamos apoiando a especialização para formação de profissionais na área científica e estamos discutindo com instituições de ensino e pesquisa a oferta do Mestrado e do Doutorado para potencialização da formação desses profissionais”, disse Olívia.

Sobre o Prêmio

O Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2014 abrange duas modalidades: Comunicação Institucional, voltada a profissionais que atuam em organizações e empresas, e Comunicação de Massa, para quem trabalha em veículos de comunicação.

Nessas duas modalidades, os participantes podiam concorrer em sete categorias: Impresso Jornal, Impresso Revista, Fotojornalismo, TV/TV Web Reportagem, TV/TV Web Grande Reportagem, Rádio/ Rádio Web e Internet.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *