União Europeia propõe acordo de cooperação com o Brasil


19/03/2014 – No segundo dia do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Pesquisa (Confap), que teve início nesta terça-feira (18), o destaque ficou para a proposta de cooperação com a União Europeia “Horizonte 2020”, apresentada por Piero Venturini, representante do setor de pesquisa e inovação da UE. O encontro acontece em Belo Horizonte (MG).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A participação de indústrias, calçada na pesquisa e inovação, para alcançar resultados que possam chegar rapidamente ao mercado é o objetivo mediato dessa cooperação, que congrega 28 países e um investimento de 80 bilhões de euros.  “Investimento em pesquisa e inovação é parte fundamental da solução para tirar os países da crise econômica”, afirma Venturini.

O projeto visa unir pesquisa e inovação utilizando ferramentas como pesquisa de mercado, promover mudanças sociais em áreas como saúde, energia limpa e transporte, assim como simplificar a participação de pesquisadores brasileiros para todas as universidades, instituições de pesquisa e empresas em todos os países da Europa.

Sociedades seguras

A proposta de cooperação com a UE aponta ainda dois pilares: a excelência científica, base para o desenvolvimento das tecnologias, caminho para o emprego e o bem-estar futuro; e a liderança empresarial, baseada no investimento em áreas estratégicas como tecnologia da informação, nanotecnologia, biotecnologia. “Todos precisamos assimilar que, sem inovação, não há como vencer os desafios sociais”, insiste Piero Venturini.

Para ele, soluções inovadoras vêm de colaborações multidisciplinares, incluindo ciências humanas e sociais. Para conformação deste plano, é necessário que os pesquisadores tenham fácil acesso à infraestrutura e ao intercâmbio com seus pares.  “A partir daí, podemos pensar em concretizar o sonho de cidades seguras, o bem-estar social”, completou.

 

Tatiana Lima – Agência FAPEAM