Encerra nesta segunda-feira (28/9) a Chamada ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) aderiu à chamada Grand Challenges Explorations (GCE) promovida pelo  Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O GCE é um programa exclusivo para projetos no Brasil sobre o tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”.

A chamada vai financiar propostas inovadoras de até 550 mil reais que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para entender os principais fatores que impactam a saúde materno-infantil, a saúde das mulheres e das crianças no Brasil e propor soluções nessas áreas. Além disso, a chamada incentiva o envio de propostas que considerem os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde desses grupos.

INSTAGRAM

O recebimento de propostas para esta chamada do Grand Challenges Explorations – Brasil encerra nesta segunda-feira 28/9 e os projetos devem ser encaminhados, em português e  inglês, ao CNPq através do Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas (carloschagas.cnpq.br). Para enviar seu projeto, o proponente deve ter vínculo formal com a instituição de pesquisa brasileira, a qual precisa estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq. Para mais informações sobre como enviar projetos, acesse: bit.ly/GCE-2020-cnpq

A Fapeam informa aos pesquisadores do Amazonas  que as orientações para submissão das propostas no SIGFapeam serão publicadas após a divulgação dos resultados pelo CNPq. Esta chamada conta com investimento de até R$1.100.000,00 ( um milhão e cem mil reais) para despesas de custeio.  O valor de recursos solicitados à Fapeam para cada proposta pode ser de até R$275.000,00 (duzentos e setenta e cinco mil reais).

Vale destacar que o apoio da Fapeam  será de forma adicional e limitada aos projetos, previamente, aprovados pelo CNPq. Desta forma, os candidatos não devem informar o valor ou itens que irão solicitar à Fapeam na proposta submetida na plataforma do CNPq. Esta informação deverá constar no formulário de submissão, a ser solicitado pela Fapeam. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail: internacionalização@fapeam.am.gov.br.

2ª Rodada Grand Challenges Explorations

Em 2007, a Fundação Gates lançou o Grand Challenges Explorations para envolver inovadores do mundo mais rapidamente. Boas ideias surgem em todos os lugares. Duas vezes ao ano, o Grand Challenges Explorations aceita propostas de projetos de alto risco e alta recompensa em uma série de desafios. No Brasil, uma parceria com Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) pode proporcionar um aporte financeiro adicional a inovadores de seus estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

Nesta segunda rodada, os pesquisadores terão acesso aos bancos de dados vinculados ao DATASUS/MS, à Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS/Fiocruz) e ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, o CIDACS/Fiocruz. Este último disponibilizará aos pesquisadores datasets da Coorte de 100 milhões de brasileiros que têm dados entre 2006 e 2018 oriundos do Cadastro Único (CadUnico), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Mais detalhes sobre os dados disponíveis das três plataformas podem ser acessados em bit.ly/GCE-2020-synapse

Clique aqui para acessar a Chamada 

Fonte:  Fapeam com informações do Global Health Strateges 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Banner Linha de Ação

  • banner-lateral---Ações-da-Fapeam-Covid-19

  • falabr-logo-azul (1)