Com apoio da Fapeam, 10ª Conferência Luso-Brasileira sobre Ciência Aberta será realizada em Manaus


No período de 1 a 4 de outubro de 2019 será realizada a 10ª Conferência Luso-Brasileira sobre Ciência Aberta (ConfOA), em Manaus. O evento é  acolhido por quatro instituições brasileiras: a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O evento conta  com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital N° 009/2018.

A ConfOA é fruto do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil, em outubro de 2009.  O evento é organizado pela Universidade do Minho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em parceria com instituições locais.

Desde 2010, a ConfOA é realizada anualmente, alternando entre Brasil e Portugal. A Conferência tem por finalidade  promover espaços de discussões para o desenvolvimento de ações em prol do Acesso Aberto e à Ciência Aberta, para o compartilhamento de pesquisas, conhecimentos, experiências e práticas sobre essa temática. Trata-se de um dos principais eventos binacionais no âmbito da Ciência Aberta.

Programação

No dia 1°  de outubro a abertura oficial do evento ocorrerá no Salão Rio Solimões que contará com a presença de autoridades das instituições organizadoras.

A partir do dia 2 de outubro, as atividades do evento serão realizadas no Amazon Jungle Palace onde haverá  duas conferências (abertura e encerramento), três seções de comunicação com a apresentação de 11 trabalhos, três seções Pecha Kucha envolvendo a exposição de 25 trabalhos e a Sessão “O meu pôster num minuto”, com 60 trabalhos.

No dia 4 de outubro serão realizados três pós evento: Workshop I – Gestão dos dados de pesquisa FAIR; Workshop II – A Research Data Alliance: a organização mundial e as atividades em Portugal e no Brasil e Workshop III – A curadoria de repositórios e a disseminação em portais de pesquisa.

foto

Além da organização compartilhada entre as instituições acima mencionadas, o evento acontece com apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, Governo do Estado do Amazonas. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, Fiocruz, Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia, Rede Norte de Repositórios Institucionais, Samsung Ocean Manaus, Lepidus, Neki, DSpace, Bibliotheca e Cardume Coworking‎.

 

PAREV

O Parev tem o objetivo de apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados a CT&I: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

A 2ª chamada do programa recebe propostas até o dia 31 de janeiro, online, via SIGFapeam,  de interessados em realizar eventos  de CT&I no período de  julho a dezembro de 2020.

Acesse aqui o edital do PAREV N° 007/2019

Fonte: ConfOA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2019-11-08

  • Untitled-3

  • E-Ouv-300x212

  • NOVO-CRONOGRAMA