Evento populariza conhecimento científico sobre a produção de peixes na Amazônia para a sociedade


Cursos, palestras, exposições e portas abertas a laboratórios são as atividades do evento virtual “Popularização do conhecimento científico sobre produção de peixes nativos da Amazônia”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I). O evento, gratuito e aberto ao público, iniciou no dia 8 e segue até 24 de setembro, em dias alternados.

A iniciativa é promovida pelo Grupo de Pesquisas em Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonas (Inpa), em parceria com a Universidade Nilton Lins, e faz parte da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é a “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o planeta”.

A pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão, destacou que a iniciativa proporciona a popularização do conhecimento. “É importante contribuir de forma efetiva com as ações de interesse para a sociedade, divulgando os conhecimentos científicos das pesquisas geradas. Trabalhamos em prol da melhoria de vida da sociedade”, disse a coordenadora do evento. O evento é transmitido no canal do YouTube Aquicultura na Amazônia Ocidental, dentre os temas abordados estão a nutrição, sanidade e sistema de produção de espécies nativas da Amazônia.

Como participar?

A inscrição é gratuita e podem participar estudantes de ensino fundamental e médio, de ensino técnico, alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, produtores e profissionais do setor aquícola. “É muito interessante porque é um evento não apenas para um público, mas diversificado, portanto pode ter um retorno muito maior em termos de conhecimentos e socialização da ciência para sociedade e para o estado”, acrescentou Elizabeth.

Dentre os parceiros do evento estão o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) dos municípios de Maués, Parintins e Campus Manaus Zona Leste, além da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Itacoatiara.

Em função da pandemia, é importante destacar que o evento contará ainda com exposições on-line na estação de Aquicultura do Inpa, com aquários com peixes ornamentais e peixes de criação; tanque com pirarucu; jogos interativos; rações e processamento; couro de peixe; bioflocos; e parasitos de peixes. No “Portas Abertas”, outro momento do evento, ocorrerá a apresentação do laboratório de “Fisiologia Aplicada à Piscicultura e do Laboratório de Nutrição de Peixes”. As duas atividades serão realizadas no dia 22 de setembro.

POP CT&I

O POP CT&I é um programa criado pela Fapeam, com objetivo de apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência, tecnologia e inovação, com intuito de estimular a geração de conteúdos e o compartilhamento de experiências de divulgação e popularização da ciência, como ferramentas efetivas para o alcance da melhoria de vida da população.

Confira a programação completa do evento aqui 

Por: Esterffany Martins

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • falabr-logo-azul (1)