Workshop aborda alimentos funcionais e os benefícios para a saúde


Promover a discussão de temas relacionados ao perfil nutricional e potencial bioativos de alimentos amazônicos e sua relação com a saúde humana é o objetivo do I Workshop de Alimentos Funcionais que iniciou nesta segunda-feira (25/11), no Laboratório de Alimentos Funcionais (Labaf), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Workshop conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação  (POP CT&I), edital N°009/2019.

WORKSHOP DE ALIMENTOS FUNCIONAIS - FOTOS ÉRICO X._-89

Segundo a coordenadora do evento, a doutora em Biotecnologia, Francisca das Chagas do Amaral, que atua com pesquisa de frutos amazônicos  no Inpa, o Workshop tem a finalidade de popularizar os alimentos funcionais da Amazônia, por meio de palestras, mesas-redondas e minicursos que objetivam  contribuir para o desenvolvimento científico e a troca de conhecimento entre os participantes do evento.

“A importância desse evento é mostrar para a população o grande potencial que temos com alimentos amazônicos e aproveitarmos  esses alimentos de forma integral, além de usarmos o potencial que temos em simples preparações de receitas funcionais ou até em produtos”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, por exemplo.

No Inpa são realizadas pesquisas com frutos  como açaí, camu-camu, cubiu, dentre outros, com o propósito de aproveitar as potencialidades da biodiversidade e transformá-las em tecnologias, incentivando o consumo desses alimentos de forma regular e a geração de renda.

Workshop

A programação é voltada para  estudantes de graduação, pós-graduação, professores  e profissionais interessados nas áreas de alimentos funcionais e será realizado até o dia 26/11.

No primeiro dia foi realizado o minicurso “Popularização de Preparações com Alimentos Funcionais” apresentado pela nutricionista, Midore Nakamura Marques, mestranda da área de Tecnologia de Alimentos do Inpa. Na oportunidade, ela mostrou também a composição de alimentos vendidos em supermercados para alertar sobre os produtos industrializados consumidos pela população.

WORKSHOP DE ALIMENTOS FUNCIONAIS - FOTOS ÉRICO X._-168“Queremos mostrar que sempre existe uma alternativa saudável e composta de bioativos por meio de alimentos naturais. Espero que as pessoas tenham um despertar interno e consigam  melhorar a alimentação do seu cotidiano”, relata.

A nutricionista, Bianca Nazaré, assistiu o Workshop e disse ser “Uma experiência enriquecedora que permite conhecer verdadeiramente os alimentos funcionais e suas propriedades e nutrientes, que contribuem para saúde e bem-estar”, comentou.

POP CT&I

No Amazonas, o Governo do Estado, por meio do POP CT&I da Fapeam, apoia a realização de 26 eventos de popularização da ciência, em diversas áreas, na capital e no interior. Lançado no mês de junho, o POP CT&I, conta com recursos financeiros da ordem de R$800 mil, para apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre CT&I, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento.

A pesquisadora Francisca das Chagas comenta que  o Programa, realizado por meio da Fapeam, é importante por fomentar diretamente ações de popularização da ciência. ”O suporte que a Fapeam oferece facilita para que possamos difundir ainda mais a ciência na região”, conta.

Por Jessie Silva

Fotos: Érico Xavier

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • banner-lateral---Ações-da-Fapeam-Covid-19

  • banner-lateral-turismo

  • Banner Linha de Ação

  • falabr-logo-azul (1)