Fapeam, em parceria com a Capes, intensifica apoio aos programas de pós-graduação em áreas prioritárias no Amazonas


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), intensifica a formação de recursos humanos no Estado. Desta vez, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), apoia  programas de pós-graduação em áreas prioritárias no Amazonas, com  oferta de  bolsas de estudos em níveis altamente qualificados e auxílio financeiro para fortalecer a pós-graduação e a pesquisa no Estado.

A parceria entre a Fapeam e Capes é resultado do edital N°018/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados, que apoia Programas de Pós-Graduação stricto sensu emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos Estados.

Ao concorrer ao edital, a Fapeam teve êxito na chamada pública nacional. No total, obteve 84 bolsas divididas nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado a serem concedidas, bem como auxílio financeiro. “A Fapeam  definou em consonância com as instituições de ensino e pesquisa, por meio de oficina interinstitucional, as áreas prioritárias eleitas para o cumprimento dos objetivos  do edital da Capes e os respectivos Programas de pós-graduação nelas incluídos,  com o intuito de consolidar a pesquisa no Amazonas e contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental do Estado”, destacou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Todos os quatros projetos submetidos pela Fapeam foram selecionados: 1) Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG)-Aqui no Estado do Amazonas; 2) Consolidação do Programa em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) no Estado do Amazonas; 3) Consolidação do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP);  4) Solidificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) no estado do Amazonas.

Vale destacar que a “Formação Sustentável de Recursos Humanos CT&I”  é uma das linhas de ação da Fapeam. Neste contexto, a Fundação também conta com o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), que  em 2020 fomentou 934 bolsas de mestrado e doutorado. O Programa apoia a formação de recursos humanos em alto nível no Amazonas visando novas competências instaladas no Amazonas.

PDPG- Parcerias Estratégicas nos Estados

O Programa tem foco nos chamados PPGs Emergentes, que são recomendados pela Capes, criados a partir de 2013 e também nos PPGS Estratégicos, os recomendados pela Capes relacionados às áreas consideradas prioritárias no âmbito estadual.

Por: Esterffany Martins

Foto: Érico Xavier

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • simulação-site---proposta-2-2

  • Banner Linha de Ação

  • falabr-logo-azul (1)