Fapeam visita instituições de Manaus para articulação do Programa Centelha
Um total de 15 instituições de Manaus recebeu visitas de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para apresentar e divulgar o Programa Centelha. O encerramento dessa etapa de articulação e preparação das instituições de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo finalizou com palestras ministradas no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Ocidental), Centro Universitário do Norte (UniNorte) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
O Programa Centelha no Amazonas será executado pela Fapeam. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação Certi.
As visitas iniciaram no dia 15 de maio e tiveram como objetivo conquistar parcerias institucionais e incentivar a participação de pessoas físicas para submeterem ideias inovadoras ao edital do Programa, que será lançado no mês de junho.
A diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, destacou que em todas as visitas os representantes da Fapeam foram bem recebidos, assim como o Programa Centelha bem aceito, independente das características específicas de cada instituição.
“Todas as visitas tiveram êxito. Encerramos a primeira etapa e iremos agora para a formalização dos agentes centelha que serão os atores fundamentais desse processo, os multiplicadores da divulgação e da capacitação para a submissão de propostas ao Programa”, disse.
O chefe geral da Embrapa, Celso Paulo de Azevedo, disse que a instituição deve ajudar não somente na divulgação do Programa, mas também na seleção de ideias, auxiliando principalmente produtores e estudantes que tenham alguma solução para o setor primário.
“O Programa é excelente, resolve alguns problemas locais. A Embrapa desenvolve tecnologias e às vezes essas tecnologias não chegam aos produtores, então acreditamos que através do Centelha nós aproximaremos um pouco o resultado das pesquisas com a solução chegando ao produtor”, disse.
Segundo a reitora do UniNorte, Nilzete Teixeira Santiago, é uma satisfação firmar parceria para o Programa e o centro universitário poderá contribuir em todas as etapas do Centelha.

Representantes da Fapeam visitam UniNorte para apresentar Programa Centelha. Foto: Érico Xavier
O diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, vê com bons olhos a oportunidade que será dada pelo Programa Centelha a pesquisadores, estudantes e demais grupos.
“Essa iniciativa vem ao encontro de outras já apresentadas pela Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, como o Programa Inova Fiocruz, que apoia projetos tecnológicos e inovadores em Saúde, nas áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz”, explicou.

Diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, visita Fiocruz Amazônia para apresentar Programa Centelha. Foto: Eduardo Gomes
A coordenadora geral de Empreendedorismo e Incubadoras (CGEI/ Ifam), Maria Goretti Araújo, destacou que o programa é um incentivo para o desenvolvimento de projetos inovadores e até mesmo na construção de futuras empresas.

Representantes da Fapeam visitam Ifam para apresentar Programa Centelha. Foto: Érico Xavier
Por Helen de Melo e Jessie Silva
Fotos: Barbara Brito e Érico Xavier