Reunião de retomada do Fórum de gestores de instituições de ensino e pesquisa é realizada na Fapeam


Fortalecer a colaboração entre as instituições de ensino e pesquisa no Amazonas em favor do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) foi o objetivo da 12ª Reunião do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas realizada na terça-feira (28/05) na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Promovido pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), o Fórum reuniu reitores de universidades públicas e particulares e gestores de instituições de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas, com intuito de trocar informações, experiências e cooperação técnica.

29.05.2019 - REUNIÃO DO FÓRUM DE GEST. DE INST. DE ENS. E PESQ DO AMAZ - FOTOS ÉRICO X._-58

12ª Reunião do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa do Amazonas. Foto: Érico Xavier

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou a importância do Fórum e do diálogo entre as instituições de ensino e pesquisa para o fortalecimento da CT&I no Amazonas.

Durante o encontro, Márcia Perales apresentou os investimentos e principais programas desenvolvidos pela Fapeam ao longo de 10 anos (2008-2018), bem como os novos editais lançados e com previsão de lançamento ainda  em 2019.

“A Fapeam interage com todas as instituições de ensino e pesquisa do Estado e o Fórum tem o intuito de aproximar ainda mais as instituições para que possam atuar de forma conjunta para o desenvolvimento da CT&I no Amazonas, com uma agenda convergente, que contemple as reivindicações e demandas institucionais”, comentou.

29.05.2019 - REUNIÃO DO FÓRUM DE GEST. DE INST. DE ENS. E PESQ DO AMAZ - FOTOS ÉRICO X._-57

Márcia Perales – Diretora-presidente da Fapeam. Foto: Érico Xavier

O Programa Centelha foi um dos destaques apresentado pela Fapeam, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), que será executado no Amazonas pela Fundação.

Outro  programa evidenciado pela diretora-presidente da Fapeam foi o Programa Ciência na Escola (PCE), realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM) e Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), direcionado a professores e estudantes da educação básica de escolas públicas do Amazonas.

Pioneiro no país, o Programa  completa 15 anos em 2019. Em comemoração à data haverá premiação para os melhores projetos ao final da edição.

29.05.2019 - REUNIÃO DO FÓRUM DE GEST. DE INST. DE ENS. E PESQ DO AMAZ - FOTOS ÉRICO X._-3

Tatiana Schor- Secretária executiva de CT&I. Foto: Érico Xavier

A secretária executiva de CT&I, Tatiana Schor, destacou a retomada do Fórum e a importância da participação das instituições para garantir a estruturação e o fortalecimento das políticas públicas de ciência e tecnologia.

“No fórum conseguimos reunir forças, pensar juntos e tentar fazer com que essa área da CT&I no Amazonas se fortaleça. Então, a retomada do fórum é extremamente importante. Essa é a 12ª reunião, sendo que a 11ª foi em 2014, 5 anos atrás”, pontuou.

29.05.2019 - REUNIÃO DO FÓRUM DE GEST. DE INST. DE ENS. E PESQ DO AMAZ - FOTOS ÉRICO X._-17

Cleinaldo Costa – reitor da UEA. Foto: Érico Xavier

Segundo o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, a retomada do Fórum faz jus ao papel estratégico que o estado tem na área de ciência e tecnologia.

“É um Fórum colaborativo em que as universidades, instituições de pesquisa trabalham juntas e contribuem para o crescimento do Amazonas no cenário de ciência e tecnologia nacional e internacional. Esse fórum tem esse foco, esse objetivo e eu parabenizo essa ação tão importante”, comentou.

Pauta

Dentre as pautas discutidas na reunião pela Seplancti foi destacada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento tradicional do calendário de popularização e divulgação da ciência. A previsão é que seja uma expoxição,Expo-CTI, um evento com maior participação de diversos segmentos da sociedade, a ser realizado em novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com transmissões via Central de Mídias da Seduc.

Outro tema discutido durante o Fórum foi a futura parceria do Governo do Amazonas com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma proposta que ainda está em trâmite,  conforme a chefe do departamento de políticas públicas da Seplancti, Nina Best.

 Calendário

 As próximas reuniões do Fórum de Gestores foram definidas para os dias 27 de agosto, 12 de novembro e 18 de fevereiro de 2020.

Por Jessie Silva

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2019-11-08

  • Untitled-3

  • E-Ouv-300x212

  • NOVO-CRONOGRAMA