Fapeam participa de Chamada internacional lançada pela rede Biodiversa


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participa da Chamada Internacional Conjunta 2021-2022 Biodiversa+ “Apoio à Proteção da Biodiversidade e dos Ecossistemas Terrestres e Marítimos”, lançada pela rede BiodivERsA, em parceria com outras 45 organizações financiadoras de outros 33 países. A fundação é integrante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A Chamada visa apoiar projetos de pesquisa transnacionais, com duração de três anos, que foquem em medidas referentes: a áreas protegidas (incluindo áreas protegidas designadas nacionalmente); medidas de conservação baseada nas áreas integradas à reconciliação da conservação com o uso sustentável da biodiversidade e serviços ecossistêmicos (incluindo no uso de ambientes terrestres e marítimos); bem como, medidas que contribuam para a proteção efetiva de espécies em seu habitat natural.

Todos os ambientes (terrestre, de água doce e marítima) serão elegíveis e a Biodiversa+ irá financiar projetos focados nos seguintes temas: Identificação de áreas de conservação prioritárias, e implantação de redes ecológicas eficazes e resilientes, para o aumento da proteção baseada em espécies e preservação da diversidade genética; Benefícios e custos da biodiversidade e proteção do ecossistema: sinergias e compensações; e Gestão eficaz e governança equitativa para entrega de resultados de conservação.

Participação

Os pesquisadores brasileiros poderão participar como coordenador internacional de um projeto ao submeter uma proposta ou ingressar em um consórcio de um projeto, adicionando sua expertise, como coordenador em âmbito local.  Em ambos os casos, o pesquisador deverá acessar o Sistema de Submissão na Plataforma Eletrônica da rede BiodivERsA (EPSS) para iniciar o seu processo de seleção: https://proposals.etag.ee/biodiversa/2021.

O consórcio de pesquisa transnacional será formado por equipes de pesquisadores com parceiros elegíveis de, no mínimo, três países participantes da Chamada, incluindo no mínimo dois parceiros de Estados-Membros da União Europeia ou países associados ao Horizon Europe.

Elegibilidade

Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação via CNPq ou via Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada com os Pontos de Contato das instituições.

Aos pesquisadores Amazonenses, a Fapeam informa que lançará em breve as Diretrizes Específicas e orienta o acompanhamento dos pesquisadores interessados à página eletrônica da Fapeam.

Financiamento

O financiamento será repassado direto ao pesquisador membro do consórcio pela respectiva instituição de fomento de sua localidade.

Para os pesquisadores Amazonenses, a Fapeam irá apoiar em até € 50.000,00 (cinquenta mil euros) o(s) proponente(s) que participem de uma proposta recomendada para financiamento pela rede BiodivERsA.

Cronograma

– Lançamento: 1º de outubro de 2021.

– Prazo para envio de propostas resumidas (pré-propostas): 30 de novembro de 2021 (12h – horário de Manaus).

– Prazo para envio de propostas completas: 14 de abril de 2022 (12h – horário de Manaus).

– Previsão de início dos projetos aprovados: de dezembro de 2022 até abril de 2023.

Informações mais detalhadas referentes ao Cronograma da Fundação serão informadas nas Diretrizes Específicas desta Fapeam para  Chamada Internacional Conjunta 2021-2022 Biodiversa+ “Apoio à Proteção da Biodiversidade e dos Ecossistemas Terrestres e Marítimos”, a ser publicada e publicizada.

Para esclarecimentos e outras informações, entre em contato com a Cooperação Internacional do Departamento de Análise de Projetos – COOPINT/DEAP por meio do endereço internacionalizacao@fapeam.am.gov.br ou dos telefones: (92) 3878-4012 / 3878-4019 / (92) 98413-9875.”

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul (1)