Fapeam participa do Fórum do Confap, em São Paulo


A terceira edição do Forúm do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) de 2019 foi realizada em São Paulo, no período de 21 a 23 de agosto. A diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou do encontro, representando o Amazonas. O evento discutiu temas relacionados ao cenário da ciência, tecnologia e inovação, além de assuntos de interesse como acordos de cooperação, editais e parcerias.

O Fórum reúne presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de representantes de agências federais de fomento, ministérios e de organismos internacionais, parceiros do Confap na realização de atividades conjuntas no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Durante o evento, os representantes das FAPs demostraram dados sobre o trabalho desenvolvido nas suas instituições nos últimos anos.  A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, apresentou os investimentos e alguns programas desenvolvidos pela Fapeam ao longo de 10 anos (2008-2018), bem como os avanços de 2019 como, por exemplo, os últimos editais lançados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, que contabilizam um investimento de mais de R$57 milhões, apenas no primeiro semestre deste ano.

9D8A3468-4B86-4196-A628-E4D8D6E96413

Novos acordos e editais

Durante o encontro, foi anunciado um novo acordo de cooperação internacional entre o Confap e a Itália. O acordo prevê o lançamento, em setembro, de uma chamada conjunta com as FAPs, que apoiará cinco projetos em cinco áreas prioritárias: espacial, materiais estratégicos, energias renováveis, agricultura e alimentos e agricultura de precisão.

No evento, também foi apresentada uma nova chamada de propostas do Newton Fund Impact Scheme, aberta até 13 de setembro. O objetivo da chamada é apoiar projetos já realizados ou em andamento, financiados pelo Fundo Newton, que possam iniciar ou aumentar os impactos em políticas públicas ou elevar o engajamento com multiplicadores de impacto, como startups, ONGs ou instituições do terceiro setor. Os projetos terão duração de 24 meses e poderão receber até £200 mil.

Ainda durante o evento, Diêgo Lôbo, gerente de comunicações da Global Health Strategies – organização que representa a Fundação Bill & Melinda Gates na América Latina –, anunciou que será lançada, ainda este ano, uma nova chamada de propostas do programa Grand Challenge Exploration (GCE), na área de ciência de dados em saúde materna e infantil.

Serão apoiados 10 projetos que usem ferramentas de computação para análise e visualização de dados e gerem informações que possam ser usadas na avaliação de políticas públicas ou para a criação de programas voltados à melhoria da saúde de crianças e mulheres.

Fapeam com informações da Agência Fapesp

Foto- Naísia Xavier

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Banners-lateria-da-FAPEAM

  • banner-final

  • BANNER-CAPES---FAPEAM

  • 2019-09-17

  • 2019-09-17-(1)

  • Untitled-3

  • banner lateral portal pro incubadoras-04

  • E-Ouv-300x212