Fapeam realiza reunião de alinhamento com coordenadores do Programa Centelha


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou na quinta-feira (9/9), de forma virtual, a Reunião de Alinhamento dos Projetos aprovados no Centelha Edital Nº 003/2019. O objetivo do encontro virtual foi orientar os 18 coordenadores vinculados ao edital  sobre a prestação de contas técnica e financeira parcial e final dos projetos em andamento.

Os empreendedores puderam esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do formulário de prestação de contas técnica, prorrogação de vigência de projetos e alterações orçamentárias. No quesito prestação de contas financeira parcial, os pesquisadores foram orientados de como utilizar o recurso financeiro para realização de pagamentos a terceiros, taxas bancárias, e ainda sobre a nova modalidade de transferência bancária pix. Outro ponto esclarecido foi o cronograma de prestação de contas financeiras, cotações e os documentos a serem protocolados na Fapeam, quando houver necessidade.

A chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Ana Cláudia Maquiné Dutra, destacou que foi reiterada a necessidade de estarem em contato constante com a Fapeam. “Queremos sanar as dúvidas, bem como propor sugestões ao Programa em tela. Ressaltamos a necessidade de consulta ao Guia de Execução, Manual de Instruções para Prestação de Contas de Auxílios Financeiros Concedidos pela Fapeam – 2018, Termo de Outorga e Manual de Orientação ao Parceiro: Prestação de Contas Financeira – Finep. “Foi um momento de muita importância, pois a Fapeam prima pela qualidade do acompanhamento dos programas fomentados”, enfatizou.

A reunião ainda contou com a participação da Chefe do Departamento de Análise de Projetos (DEAP), Verena Makarem Soares e o Assessor do (Núcleo de Avaliação de Prestação de Contas (NUPC), André Luiz Queiroz de Oliveira, além dos analistas do programa Centelha Andrea Souza, Wesllem Vasconcelos, Nilton Azevedo, Arthur Aleixo e Rachel Mota.

Sobre o Programa Centelha

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Amazonas. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Certi e, no Amazonas, é executada pela Fapeam.

Por: Jacqueline Nascimento

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul (1)