FAPEAM realiza workshop para incentivar empreendedorismo e inovação


Representantes de universidades, incubadoras, centros tecnológicos e entidades empresariais do Amazonas reuniram-se na tarde desta quarta-feira (25), no hotel Caesar Business, para conhecer um programa de empreendedorismo inovador desenvolvido no Sul do país – Sinapse da Inovação. O objetivo é desenvolver um projeto-piloto em Manaus para estimular a cultura empreendedora no Estado.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Diretora presidenta, Maria Olívia Simão, durante a abertura do evento. (Foto: Érico Xavier)

Diretora presidenta, Maria Olívia Simão, durante a abertura do evento. (Foto: Érico Xavier)

A iniciativa partiu do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), do Estado de Santa Catarina–SC. A Certi desenvolveu o programa Sinapse da Inovação como ferramenta de promoção do empreendedorismo inovador, especialmente daquele atuante nos ambientes de estudos e pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Em Manaus, o projeto-piloto objetiva fomentar a criação de empreendimentos inovadores a partir de ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais, das variadas instituições de ensino ou empresariais, transformando-as em negócios de sucesso. No primeiro momento, além da apresentação do Sinapse, representantes do Certi e FAPEAM pretendem estruturar uma equipe de instituições local para elaborar um plano de multiação para lançamento de edital, previsto ainda para o 1º semestre de 2015.

De acordo com a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o encontro inicial é o momento das instituições participantes em conjunto com a Certi discutirem ações visando modelar estratégias para o lançamento do edital. “Vamos conhecer os cases e as experiências de sucesso oriundas do Sinapse e, posteriormente, abrir para a interação com os grupos”, afirmou.

Amazonas possui forte potencial à inovação

Schneider vê Amazonas com grande potencial empreendedor. Foto: Érico Xavier)

Schneider vê Amazonas com grande potencial empreendedor. Foto: Érico Xavier)

De acordo com o superintendente geral do Certi, Carlos Alberto Schneider, o Amazonas tem potencial para apresentar um número grande de proposições e, acima de tudo, de qualidade, pois em Manaus, há uma atividade acadêmica ampla, não somente nas universidades, como também nas instituições de pesquisa, além de contar com uma atividade industrial intensa. “Todas essas atividades envolvem criatividade, estudos e pesquisas, logo podem gerar propostas para serem levadas ao mercado”, ressaltou.

Para o coordenador de incubadoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Vlademir Leite, a FAPEAM se sobressai no cenário local, ao proporcionar oportunidades de desenvolvimento. “Iniciativas como essa incentivam cada vez mais que alunos possam ter ideias inovadoras para transformá-las em produtos ou serviços”.

Por sua vez, o representante do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), Ruiter Braga Caldas, disse que o incentivo vai consolidar a cultura de empreendedorismo na região. “Esse estímulo vai alavancar as incubadoras, parques tecnológicos e os recém-graduados pois, ao se formar, o individuo não terá somente a opção de procurar um emprego, mas haverá a possibilidade de empreender no desenvolvimento de sua ideia”, disse.

Projeto-piloto selecionará 40 empresas

A FAPEAM, após as etapas de preparação, lançamento e capacitação das propostas, selecionará 40 empresas startups que receberão uma subvenção no valor de R$ 50 mil para o desenvolvimento de seus projetos.

Para conhecer mais sobre o Sinapse da Inovação, acesse aqui

Carlos Fábio Guimarães – Agência FAPEAM  

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Banners-lateria-da-FAPEAM

  • banner-final

  • BANNER-CAPES---FAPEAM

  • 2019-09-17

  • 2019-09-17-(1)

  • Untitled-3

  • banner lateral portal pro incubadoras-04

  • E-Ouv-300x212