Fórum ‘d’As Pensadoras: Mulheres, Pós-Pandemia e Ciência’ recebe apoio da Fapeam


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) segue investindo em ações de popularização da ciência. Desta vez, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital N.º 005/2021, apoia a 3ª Edição do “Fórum Virtual d’As Pensadoras: Mulheres, Pós-Pandemia e Ciência”. O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados e ocorre nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022.

Com recurso do tesouro estadual, o Parev é um programa da Fapeam com objetivo de apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, relacionados à ciência, tecnologia e inovação, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho.

As inscrições para participar do Fórum seguem abertas até 31 de dezembro por meio do link: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/iii-forum-virtual-as-pensadoras-mulheres-pos-pandemia-e-ciencias. O Fórum Virtual d’As Pensadoras é um espaço para a interlocução de cursistas, professoras e pesquisadoras para debater temas relacionados às questões de gênero, raça, classe e seus desdobramentos. A terceira edição, diante da grave situação de crise sanitária mundial, mobilizou cientistas de todas as áreas, o que tem sido uma temática urgente na produção intelectual.

“Esse é o objetivo do fórum, buscar oportunizar a expressão da criticidade, a valorização de experiências e trajetórias, dar visibilidade e conhecer processos criativos, bem como, fomentar espaços interativos e interdisciplinares de escuta, reflexões teóricas, expressões em diferentes linguagens e partilhas afetuosas”, disse a idealizadora e coordenadora geral da escola As Pensadoras, Rita de Cássia Fraga Machado.

O Fórum visa ainda provocar debates a partir de exposições dialogadas que tragam questões importantes e urgentes concernentes às diferentes abordagens das diversas áreas da ciência, ecofeminisno, artes e filosofia. A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha dos proponentes de debates, conforme explicou doutora Rita.

“É provocar debates a partir de exposições dialogadas que tragam questões importantes e urgentes concernentes às diferentes abordagens das diversas áreas da ciência, ecofeminisno, artes e filosofia. A determinação das questões relacionadas ao eixo é de livre escolha das e dos proponentes de debates”, completou.

Inscrição – Com submissão de propostas para debate: até 31/12/21

Como ouvinte: até encerrar 240 vagas por eixo.

Cronograma – Os debates ocorrerão nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022, conforme cronograma e eixos abaixo:

WhatsApp Image 2021-11-22 at 10.37.37

Agenda Cultural – Durante o evento será promovido um concurso de fotografia, desenho e poesia, coordenado pela Produtora Cultural e Artista, Rebeca Damian.

O lançamento do concurso será em janeiro de 2022 em todos os canais de comunicação d’As Pensadoras.

Mais informações: https://www.aspensadoras.com.br

Dúvidas: forum@aspensadoras.com.br

 

Por: Valdete Araújo

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul (1)