Médico e pesquisador Marcus Barros é homenageado na ALE-AM


HOMENAGEM DE ENTREGA DE MEDALHA AO DR. MARCUS BARROS_-64

Com propositura do deputado estadual Serafim Correa, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) concedeu nesta terça-feira, 16/11, ao médico, pesquisador e professor  Marcus Barros, a Medalha Ruy Araújo. A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, representou no ato o governador do Amazonas, Wilson Lima.

A sessão especial  reuniu autoridades, amigos e familiares do homenageado no Plenário Ruy Araújo, sede da ALE-AM.

HOMENAGEM DE ENTREGA DE MEDALHA AO DR. MARCUS BARROS_-68

Márcia Perales Mendes Silva- Diretora-Presidente da Fapeam

Durante a homenagem, Márcia Perales  destacou a brilhante trajetória  do homenageado que se destaca na saúde como médico comprometido e pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD),  como defensor do meio ambiente, professor da Universidade Federal do Amazonas, e gestor de várias instituições, dentre essas foi reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Um olhar atento à sua admirável trajetória, permite-nos identificar que por onde Marcus Barros passa finca-se o espírito da construção, da ousadia, da competência, da solidariedade e da superação. Sua atuação profissional possibilita a interligação de diferentes pilares estruturantes: saúde,  meio ambiente, educação, ciência e política, atuação que agrega dimensões que um nativo da nossa região sabe o quanto são importantes para a nossa sobrevivência e para a sobrevivência do planeta”, disse.

HOMENAGEM DE ENTREGA DE MEDALHA AO DR. MARCUS BARROS_-76

Serafim Corrêa- Deputado Estadual

O deputado Serafim Corrêa também ressaltou os aspectos colaborativo e humanitário do médico e pesquisador que sempre foi comprometido e estudioso.

“Ele é especialista em moléstias tropicais. Esta homenagem coroa o reconhecimento do Amazonas a um filho ilustre que nasceu lá em Eirunepé e de lá veio para Manaus e aqui estudou e aqui fez tudo de bom. Homem dedicado a servir o próximo e orgulho de todos nós”, falou Serafim Correa.

Marcus Barros disse receber a Medalha Ruy Araújo com muita  alegria e emoção, agradeceu a propositura do deputado Serafim Correa, bem como aprovação do seu nome, por unanimidade dos deputados, para receber tão alta  honraria pelos serviços prestados ao Amazonas.

HOMENAGEM DE ENTREGA DE MEDALHA AO DR. MARCUS BARROS_-74

Marcus Barros- Médico e pesquisador

“A Medalha homenageia a quem se destaca pelo serviço prestado ao Amazonas nos vários segmentos. Assim, procurei contribuir nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Hoje, estou ciente de que tudo valeu a pena”, disse o médico, ao relembrar sua história, vivências em família, bem como o início de suas atividades como médico e gestor no interior do Amazonas.

Biografia do homenageado

HOMENAGEM DE ENTREGA DE MEDALHA AO DR. MARCUS BARROS_-82

Marcus Barros e Márcia Perales

Marcus Barros é médico e pesquisador do Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, em convênio com a Universidade do Amazonas, desde 1975. Professor Adjunto IV do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas, desde 1975(aposentado). Fundador e primeiro Diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas – da Universidade do Amazonas – 1981/83. Foi reitor da Universidade do Amazonas. 1989/1993. Fundador e primeiro gerente do Escritório Técnico Regional da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia, com sede em Manaus, objetivando a criação do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, 1995/98. Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), nomeado pelo Decreto de 25.02.2002.

Foi presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de janeiro de 2003 a maio de 2007. Foi  secretário Municipal de Governo, coordenador do Convênio Funai/Saúde/Prelazia do Alto Solimões para Nação Tikuna. São Paulo de Olivença entre 975 e 1976.  Diretor Clínico do Hospital Colônia Antônio Aleixo (Hanseníase), em 1976. Presidente da Associação de Docentes da Universidade do Amazonas – Manaus – 1984 a 1986.

Por: Marlúcia Seixas

Fotos: Érico Xavier

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul (1)