Operação piloto do Sinapse da Inovação no Amazonas divulga lista dos 150 projetos classificados à segunda fase do programa
O programa Sinapse da Inovação, iniciativa de vanguarda no Amazonas e implementada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, em parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), divulga nesta sexta-feira, 31/07, a lista com os 150 projetos escolhidos para participarem da segunda fase do programa.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os projetos compreendem ideias inovadoras escolhidas dentro de um universo de 1188 propostas submetidas, inscritas na primeira fase do programa. Ao final das três fases de seleção, serão escolhidas as 40 empresas que conseguirem dar mais destaque e visibilidade aos seus projetos inovadores, que receberão o aporte financeiro de R$ 50 mil, como subvenção econômica. Ao todo, os recursos alocados ao programa são da ordem de R$ 2 milhões.
As 150 ideias escolhidas fazem parte de 10 áreas estratégicas ao Amazonas, tais como Eletroeletrônica; Metalmecânico; Tecnologia da Informação e Comunicação; Bioeconomia; Novos Materiais; Saúde e Bem-estar; Biotecnologia; Energia, Petróleo e Gás; Logística; e Turismo, e visam gerar frutos positivos para a economia do Estado.
Cada uma das 1188 ideias inovadoras inscritas na primeira fase passou pela avaliação de, ao menos, dois especialistas nas áreas estratégicas e foram classificadas pelo grau de inovação dentro da área escolhida. Segundo o assessor da Presidência da FAPEAM, Dr. Dércio Luiz Reis, a fase de análise atingiu o seu objetivo. “As propostas foram analisadas por um grupo de consultores especializado nas áreas as quais o programa visa atuar e foi realizada uma seleção de acordo com o que o programa se propõe, que é implantar essas ideias inovadoras no Estado do Amazonas, em áreas estratégicas, para que elas possam conseguir se estruturar e se estabelecer plenamente nos quesitos administrativos e econômicos”, afirmou.
Clique aqui e acesse a lista com os 150 projetos classificados.
Fases do Sinapse da Inovação – Operação -AM
As 150 ideias escolhidas nesta seleção migram para a segunda fase do programa, que corresponde ao Projeto de Empreendimento, no qual os proponentes selecionados deverão, após receber capacitação empreendedora a ser realizada pela Fundação Certi, apresentar o projeto de empreendimento no modelo de formulário disponibilizado no portal do Sinapse da Inovação. Serão selecionados, ao final desta fase, até 80 projetos de empreendimento que preencherem os critérios exigidos, tais como: grau de inovação, características e estágio de desenvolvimento do produto/ideia inovadora, clientes potenciais, competência técnica e experiência da equipe, estrutura do negócio e viabilidade econômica.
Na terceira e última fase, denominada de Projeto de Fomento, os empreendedores deverão citar como pretendem utilizar os recursos financeiros disponibilizados pela FAPEAM para viabilizar as etapas de implantação do seu projeto de empreendimento. O resultado final será divulgado no dia 19/11.
Sobre o Sinapse da Inovação no Amazonas
O programa Sinapse da Inovação – Operação Amazonas tem por objeto estimular a criatividade e o empreendedorismo da população local, por meio da submissão de ideias inovadoras visando à seleção de projetos para a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica.
A iniciativa obteve um número recorde de inscrições de ideias inovadoras na primeira fase do programa no Amazonas. Em Santa Catarina, onde o programa foi criado, já foram realizadas cinco operações, as quais resultaram em quase 300 startups inovadoras, mais de 1,2 mil empregos diretos gerados e 94 patentes depositadas.
Texto: Jesua Maia – com informações da Ascom do Sinapse da Inovação