Pesquisadores têm até 6 de janeiro para submeterem propostas na Chamada Grand Challenge Exploration: Integrar Tradição e Tecnologia e Alimentos Fermentados na Nutrição Materna


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates aderiu a  Chamada Grand Challenge Exploration: Integrar Tradição e Tecnologia e Alimentos Fermentados na Nutrição Materna, cujo objetivo é financiar estudos-piloto que investiguem o efeito biológico de alimentos tradicionais fermentados localmente sobre os principais biomarcadores de microbioma, intestinais e de saúde das populações locais.

A chamada também visa  apresentar aos investigadores da África Subsaariana e do Sul da Ásia recursos para desenvolver a capacidade local de investigar alimentos fermentados como novas intervenções de nutrição materna. Em particular, a tecnologia de sequenciamento, uma ferramenta transformadora que permita a investigação aprofundada de comunidades microbianas  será fornecida a todos os investigadores a fim de democratizar a capacidade de investigar alimentos e os efeitos sobre a saúde, além de desenvolver a capacidade local. Em última instância, o programa busca capacitar às comunidades locais a desenvolver, no país, intervenções específicas à região geográfica e cultural baseadas em fermentação.

BANNER CHAMADAS GRAND CHALLENGE_Prancheta 1

Para o cumprimento desta chamada será investido  até USD $ 100.000,00 (cem mil dólares estadunidenses) para despesas de custeio. O valor de recursos solicitados à Fapeam em cada proposta poderá ser até USD $ 50.000,00 (cinquenta mil dólares estadunidenses).

Destaca-se que de acordo com as regras de adesão a chamada, o apoio da Fapeam é  por meio de forma adicional e limitada aos projetos, previamente, aprovados pela Fundação Bill & Melinda Gates. Portanto, as Diretrizes Específicas da Fapeam, bem como demais orientações, incluindo o processo de submissão das propostas no SigFapeam, serão publicadas após a divulgação dos resultados das propostas aprovadas.

Os proponentes interessados em participar deverão atentar aos critérios publicados na página eletrônica oficial (https://gcgh.grandchallenges.org/challenge/integrating-tradition-and-technology-fermented-foods-maternal-nutrition)

As submissões de pré-propostas podem ser feitas até  6 de janeiro de 2021, às 15 horas (horário de Manaus), portanto orienta-se que o pesquisador amazonense entre em contato com o coordenador do projeto antes de finalizado este prazo.

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: internacionalizacao@fapeam.am.gov.br.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • simulação-site---proposta-2-2

  • Banner Linha de Ação

  • falabr-logo-azul (1)