Programa Centelha é apresentado no município de Itacoatiara, no Amazonas


Estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores de Itacoatiara conheceram de perto o Programa Centelha Amazonas, durante ação realizada na quinta e sexta-feira (19 e 20/9) no município. O Programa que traz a bandeira do primeiro impulso para quem quer empreender, foi apresentado pela equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) nos seguintes locais:  na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Centro de Educação Tecnológica (Cetam) e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Durante os eventos, que foram abertos ao público, foi apresentado o edital e esclarecidas dúvidas sobre o programa e explicado como inscrever uma ideia inovadora.  Realizado pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o Centelha Amazonas visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

 

Cetam 3 - EDITADA

 

O programa recebe inscrições de ideias inovadoras até o dia 29 de outubro, por meio do site www.programacentelha.com.br/am. Após passar por todas fases, os contemplados, 28 projetos de inovação no Amazonas, vão receber o valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais), por meio de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), para dar continuidade ao empreendimento.

Parceiros e interessados

Dentre os parceiros que participaram desta ação estão:  Câmara e Dirigentes e Lojistas (CDL-Itacoatiara), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  O evento também contou com apoio da Prefeitura de Itacoatiara.

2019-09-20 (2)

 

O prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, destacou que o município é grande e possui uma grande vocação para o desenvolvimento e que isso é algo que deve ser levado em consideração por todos aqueles que buscam empreender. “O Centelha Amazonas é um grande programa que está à disposição para descobertas de novos empreendimentos. Não há como crescer e empreender se não houver investimento em ciência e tecnologia e aí está a importância da Fapeam”, disse.

O Presidente da CDL-Itacoatiara, Heraldo Mendonça, avalia de forma positiva o Centelha Amazonas. “É muito importante essa parceria entre a capital e o interior do Amazonas. No município temos muitos jovens e universitários que querem empreender”, disse destacando que o Programa traz essa oportunidade.

Para a professora do curso de engenharia florestal, Deolinda Ferreira, da UEA de Itacoatiara, o Centelha Amazonas é uma oportunidade para que os alunos possam desenvolver ideias que estão guardadas. “Nós estamos apoiando essa iniciativa da Fapeam e buscamos envolver todas as instituições, tanto na capital quanto no interior”, informou.

Segundo o professor do curso de engenharia e produção da Ufam, Joel Nascimento, o programa é de suma importância, uma vez que fomenta a fase de ideação. “É um programa que veio, realmente, para ajudar que a ideia saia do papel”, contou.

Para o professor de gestão e empreendedorismo, Luís Carlos Ferreira, do Ifam, o programa vem no momento importante que é quando ainda está nascendo a ideia. “O Centelha desde o início já vem oferecendo apoio, fortalecendo jovens, com essa cultura do empreendedorismo inovador, a desenvolver a ideia de uma forma mais sólida, por meio da capacitação e mentorias”, comentou.

WhatsApp Image 2019-09-20 at 10.08.09

A estudante de engenharia de produção da Ufam, Samily Santos, ressaltou a importância do Programa, principalmente, por permitir também o apoio para as ideias de alunos. “Eu gostei muito da palestra e achei muito legal essa iniciativa da Fapeam, porque nos esclarece o que é o Programa e como podemos contribuir com essa ideia para a sociedade e para o mercado”, disse.

Sobre o Centelha

 O Programa Centelha será realizado em 21 estados brasileiros. No Amazonas, a iniciativa será executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Acesse ao edital do Programa Centelha Amazonas 

 

Por Esterffany Martins

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2019-11-08

  • Untitled-3

  • E-Ouv-300x212

  • NOVO-CRONOGRAMA