Projeto do Programa Ciência na Escola utiliza cálculos matemáticos na construção de paredes


As aulas de matemática na Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, zona oeste de Manaus, foram realizadas de forma criativa e inovadora. Alunos do 8º ano construíram duas paredes de alvenaria para aplicar os conceitos e cálculos teóricos aprendidos em sala de aula relacionados à disciplina de ciências exatas. A iniciativa contou com o investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

De acordo com o professor Paulo Ricardo, que coordenou o projeto, os estudantes puderam, por meio da ação, entender e executar diversos conhecimentos matemáticos, entre os quais, perímetro, altura, porcentagem e proporção, todos utilizados para o planejamento e construção das paredes.  

“Basicamente, os alunos tinham que construir uma pequena alvenaria onde mediam, calculavam e literalmente botaram a mão na massa. Para isso, foram construídas duas paredes de alvenaria com meio metro de altura, utilizando materiais, entre os quais, água, areia, cimento e tijolo”, explicou. 

FAPEAM. Projeto foi desenvolvido no ano letivo de 2022. Foto. Acervo do professor Paulo Ricardo.

Segundo o professor, que possui licenciatura em matemática e também é formado em engenharia civil, o projeto foi dividido em três etapas, realizadas na sala de aula, na biblioteca e no laboratório de ciências da escola. 

A primeira etapa abrangeu as teorias dos conceitos básicos envolvendo matemática e engenharia civil. Já na segunda e terceira etapas, ocorreram as anotações, cálculos e medições, além do balanceamento da massa de cimento e a experiência prática da construção das paredes de alvenaria. 

Ideia e participação

Conforme informou o professor, a ideia para criação e desenvolvimento do projeto nasceu com o objetivo de alinhar o pensamento científico da matemática aplicada na engenharia civil. “Queria oportunizar aos alunos enxergar a matemática contextualizada, além da teoria vista em sala de aula”, disse. 

O estudo contou com a participação de três alunos de três diferentes turmas do 8º ano. Intitulada, “Mão na Massa: Cálculo e Aplicação do Cimento na Matemática do Ensino Fundamental”, a ação foi realizada ao longo do ano letivo de 2022. 

FAPEAM. Perímetro, altura e porcentagem foram considerados para construção das paredes pelos alunos. Foto. Acervo do professor Paulo Ricardo

Sobre o programa

O projeto foi contemplado no edital 004/2022 do Programa Ciência na Escola, da Fapeam. 

O PCE é uma ação criada pela Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.  

Em 2022, numa ação inédita, a Fapeam aprovou 974 projetos inscritos no PCE, 274 a mais que o previsto em edital, o programa que contempla a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Por: Tiago Auzier/Decon Fapeam

Fotos: Acervo do professor Paulo Ricardo

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