Projeto incentiva empreendedorismo na escola


Trabalhar a educação empreendedora na sala de aula foi a base de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Thomás Meirelles, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Intitulado “Pequenos empreendedores: protagonistas da sua própria história”, o trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edital N° 001/2018.

No projeto, os estudantes criaram uma empresa fictícia e produziram biscoitos caseiros com sabores de frutas regionais. Para isso, contaram com o apoio de uma nutricionista e de graduandos do curso de nutrição da Universidade Nilton Lins.

02.05.2019 - PCE Empreendedorismo - Escola Municipal Thomás Meirelles-3

Segundo a coordenadora do projeto, Suzana Albuquerque Vieira, os alunos trabalharam conceitos da Pedagogia Empreendedora e Empreendedorismo Social. O objetivo foi o de despertar neles o  espírito empreendedor, por meio do estímulo ao autoconhecimento e do desenvolvimento de competências.

“Os biscoitos foram comercializados pelos alunos na comunidade escolar em troca de alimentos não perecíveis, por sua vez doados aos desabrigados do incêndio que ocorreu do bairro de Educandos, em dezembro de 2018”, conta a professora.

Iniciação Científica Júnior

 Os estudantes  Miguel Claudio dos Santos e Maria Clara dos Santos , do 5º ano, contam que nunca tinham participado de um projeto de iniciação científica júnior e que a experiência adquirida no projeto teve impacto na vida escolar e pessoal.

“Consegui aprender várias coisas e, quando crescer, pretendo seguir na área do empreendedorismo. Essa é uma experiência que vou levar para minha vida”, relata Maria Clara.

02.05.2019 - PCE Empreendedorismo - Escola Municipal Thomás Meirelles-13

Coordenadora do projeto, Suzana Albuquerque, com os alunos participantes

 PCE 2019

No dia 10 de julho, a Fapeam divulgou o resultado do PCE 2019. Lançado no mês de abril, o programa recebeu 742 propostas de professores da educação básica de escolas estaduais e  municipais de Manaus  e de escolas estaduais do interior do Amazonas. Desse total, 619 foram aprovadas nesta edição. Ao todo, serão disponibilizadas pelo PCE 2.476 bolsas para capital e interior.

Em 2019, o PCE completa 15 anos, razão pela qual esta edição é especial, chamada de Edição de Ouro. A iniciativa contará com seminário de apresentação ao público, premiação para os melhores trabalhos e revista com resumos dos projetos.

PCE

O PCE apoia a participação de professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

Desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e Secretaria Municipal  de Educação  (Semed Manaus), o programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes de ensino público, bem como contribuir para o processo de formação continuada dos professores.

Por Jessie Silva

Fotos- Érico Xavier

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Banners-lateria-da-FAPEAM

  • banner-final

  • BANNER-CAPES---FAPEAM

  • 2019-09-17

  • 2019-09-17-(1)

  • Untitled-3

  • banner lateral portal pro incubadoras-04

  • E-Ouv-300x212