Resultados de projetos do PROTI-Mobilidade da Fapeam são apresentados na Ufam


Entre os resultados do programa estão à mobilidade acadêmica de estudantes e professores para outros países, além do aumento no número de publicações científicas

Os resultados dos projetos desenvolvidos no Programa de Tecnologia da Informação na Amazônia – Mobilidade (PROTI-Mobilidade) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foram apresentados, na última terça-feira (18), no auditório do Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento ocorreu durante a cerimônia em alusão ao encerramento das atividades acadêmicas do ano de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da universidade.

O PROTI-Mobilidade é uma ação do Governo do Amazonas por meio da Fapeam, em parceria com recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).  O apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de alunos, docentes e pesquisadores com atuação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I).

IMG_7976 (1)

Resultados do PROTI-Mobilidade da Fapeam são apresentados durante cerimônia na Ufam

No evento, a coordenação do PROTI-Mobilidade destacou os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo o programa que permitiu a mobilidade acadêmica e possibilitou o aumento no número de publicações qualificadas, além das novas parcerias de cooperação técnico-científica com instituições de ensino e pesquisa internacionais.

O diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, disse que o programa permitiu que alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam estabelecessem contato com instituições do exterior. Segundo ele, isso fortalece e possibilita maior qualificação do curso com a internacionalização das suas ações.

 “A Fundação entende que é necessário fortalecer os programas locais para que os estudantes tenham a oportunidade de fazer uma formação de qualidade dentro do Estado do Amazonas.  Por meio desse programa ocorreram vários intercâmbios de alunos do Estado com pesquisadores de fora do Brasil, o que permitiu a submissão de artigos em periódicos muito bem posicionados dentro dos rankings internacionais. Isso também contribui para que o curso pleiteie um aumento de nota o que é importante para o nosso Estado” detalhou.

Homenagem

No evento também foram homenageados estudantes e professores pela a produção científica nos anos de 2017 e 2018, bem como pela participação no projeto de PROTI-Mobilidade. Um dos destaques foi o trabalho realizado pela professora Tayana Conte, que atualmente é a única mulher com bolsa de produtividade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na região Norte na área da Computação.

IMG_7974

Programa é uma ação importante por fortalecer a formação de recursos humanos na área da informática no Amazonas, segundo coordenadora do programa na Ufam, Tayana Conte

Coordenadora do projeto PROTI- Mobilidade na Ufam, Tayane ressaltou que o programa é uma ação importante por fortalecer a formação de recursos humanos na área da informática no Estado.

 “O programa PPGI é uma das maiores notas na região Norte. Atualmente, temos a nota 5, que já é um nível de excelência, mas queremos subir ainda mais. Para isso a internacionalização é imprescindível e o programa PROTI-Mobilidade fez toda a diferença, permitiu fazer várias visitas técnicas ao grupo, iniciar várias colaborações internacionais, vários bolsistas foram agraciados com bolsas de curta duração e todos eles tiveram uma alta produção com A elaboração de artigos. Por meio do programa,  as parcerias internacionais estão cada vez mais fortes, o projeto foi imprescindível  para o avanço de pós- graduação da Ufam” enalteceu.

IMG_7994 (1)

Por Jessie Silva

Fotos: Said Mendonça

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • 2020-03-26

  • BANNERS-LATERAIS---PAIC-E-POSGRAD-2020

  • BANNERS-LATERAIS---PAIC2020

  • F75619AF-2727-4CA5-A8B0-BEC2E9F4C6C7