Programas e Ações
Nesta seção são divulgadas informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pela FAPEAM.
Linhas de Ação/Programas
Linha 1- Formação Sustentável de Recursos Humanos CT&I
Apoiar, por meio de bolsas de estudos e auxílio financeiro, a formação de recursos humanos, residentes ou fixados no Amazonas, do Ensino Fundamental até o Doutorado em instituições de ensino e pesquisa do estado ou de fora.
PROGRAMAS:
- Programa Ciência na Escola – PCE (Edital 001/2020 em andamento)
- Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD (Resoluções 002/2016, 003/2019 e 006/2020 em andamento)
- Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas – PAIC (Resoluções 012/2018 e 007/2020 em andamento)
- Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Instituições fora do Estado do Amazonas – PROPG-CAPES/FAPEAM (Edital 006/2018 e 001/2019 em andamento)
Linha 2- Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação
Apoiar projetos de ciência, de tecnologia e de inovação relevantes para o desenvolvimento do Amazonas, desenvolvidos tanto por pesquisadores em instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como por empresários de micro e pequenas empresas ou qualquer outro agente atuantes neste segmento.
PROGRAMAS:
- Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas – FIXAM (Edital 005/2018 em andamento)
- Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS (Chamada Pública 001/2017 em andamento)
- Programa de Apoio à Pesquisa – UNIVERSAL AMAZONAS (Editais 002/2018 e 006/2019 em andamento)
- Programa de Apoio Estratégico ao Desenvolvimento Econômico-Ambiental do Estado do Amazonas – AMAZONAS ESTRATÉGICO (Edital 004/2018 em andamento)
- Programa C,T&I nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid 19 – PCTI-EMERGESAÚDE/AM (Edital 005/2020 em andamento)
- Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – PAINTER (Edital 003/2020 em andamento)
- Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – CENTELHA (Edital 011/2019 em andamento)
- Programa de Apoio à Incubadoras – PRÓ-INCUBADORAS (Edital 010/2019 em andamento)
- Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT (CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 016/2014 em andamento)
- Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nas Fundações de Saúde – PECTI-AM/SAÚDE (Edital 004/2020 em andamento)
- Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica – PROTAX (Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS 022/2020 em andamento)
Linha 3- Infraestrutura Resiliente para Ciência, Tecnologia e Inovação
Custear a aquisição, modernização ou ampliação de infraestrutura para que as instituições com sede ou unidade permanente no Amazonas possam desenvolver conhecimento científico, tecnológico e de inovação.
PROGRAMAS:
- Programa Primeiros Projetos – PPP (Editais 016/2014 e 004/2017 em andamento)
- Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa – PRÓ-ESTADO (Resoluções 002/2008, 007/2018 e 005/2019 em andamento)
- Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – COLEÇÕES BIOLÓGICAS/MUSEUS (Edital 008/2019 em andamento)
- Programa de Apoio à Manutenção de Equipamentos Multiusuários – PRÓ- EQUIPAMENTO (Edital 014/2014 em andamento)
- Programa de Apoio à Manutenção de Equipamentos – PAMEQ (Edital 004/2019 em andamento)
Linha 4- Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação
Fomentar a popularização e difusão da CT&I produzida no Amazonas para melhoria do acesso ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios, construindo mecanismos democráticos de apropriação por parte da sociedade dos produtos gerados, a partir da ciência produzida no Estado.
PROGRAMAS:
- Programa de Apoio à Publicação de Artigos Científicos – PAPAC (Edital 005/2019 em andamento)
- Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV (Edital 007/2019 em andamento)
- Programa de Apoio à Projetos Financiados por Emendas Impositivas – PROEMEND (Resolução 014/2019 em andamento)
- Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP C,T&I (Editais 009/2019 e 002/2020 em andamento)
Linha 5- Incentivo à Internacionalização e Cooperação Interinstitucional em âmbito, Nacional e Internacional
Apoiar o intercâmbio para formação e desenvolvimento de pesquisas e inovação de pesquisadores individuais e de instituições de ensino, pesquisa e inovação locais, com seus pares e/ou instituições de referência em níveis local, nacional e internacional.
PROGRAMAS:
- Chamada Confap-BiodivErsA: 2019-2020 sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Call Biodiversity and Climate Change) – em andamento
- Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021 – em andamento
- Chamada ERC – CONFAP – CNPq 2020 – em andamento
- FUNDO NEWTON – IMPACT SCHEME – em andamento
- FUNDO NEWTON – RCUK – em andamento
- HORIZON 2020 – em andamento
- Chamada CNPq/Capes/FAPs/BC-Fundo Newton/PELD nº 015/2016 – em andamento
- GUYAMAZON (Editais em andamento 022/2014 e 002/2017 em andamento)
- CHAMADA PÚBLICA N. 001/2020 – FAPESP – FAPEAM
- Programa “Cooperação Bilateral FAPEAM/AIRD″ – FAPEAM/AIRD – GUYAMAZ
Linha 6- Empreendedorismo de Base Tecnológica e a Consolidação do Ecossistema de Inovação
Fomentar novos empreendimentos e apoiar empresas na forma de subvenção econômica para melhoria de processos e obtenção de produtos inovadores.
PROGRAMAS:
- Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte no Estado do Amazonas – TECNOVA (Edital 025/2013 em andamento)
- Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica e Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PAPPE INTEGRAÇÃO (Resolução 019/2017 em andamento)
Mais informações sobre programas, clique aqui.
Metas e resultados
BALANÇO DE ATIVIDADES FAPEAM 2020 (Janeiro – Novembro)
Indicadores do e-siga – Sistema de Informações Governamentais do Amazonas: Escolha a Secretaria SEDECTI e depois clique em FAPEAM.
Relatórios Institucionais
Planos de Ação
Programas e Ações do Governo
Acesse o Portal da Transparência do Estado do Amazonas (Portal da Transparência) para consultar o Plano Plurianual – PPA, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS E AÇÕES DA FAPEAM
2020
1º Quadrimestre (janeiro – abril)