Fapeam reúne com Ufam e UEA para formar parcerias em programa de ideias inovadoras


As visitas da etapa de articulação e preparação do Programa Centelha tiveram continuidade nesta segunda-feira (20/05) pelos representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Dessa vez, a reunião foi realizada com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na oportunidade, as instituições conheceram o Programa Centelha, a ser lançado pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), cujo objetivo é transformar  ideias em negócios de sucesso.

Durante o encontro, a diretora técnico-científica da Fapeam, Marne Vasconcellos, explicou que o Centelha trata-se de um programa de captação de ideias, que vem para incentivar o empreendedorismo no Estado, com a criação de empreendimentos, a partir de ideias inovadoras. A previsão é que o Programa seja lançado no mês de junho.

“A UEA e Ufam são parceiras fundamentais não somente por serem instituições no Amazonas , mas por serem instituições de ensino que têm grande alcance, inclusive no interior. As duas universidades podem trabalhar, ativamente, nessa captação, ou seja, na busca de pessoas que tenham boas ideias para concorrer ao Programa”, disse.

O vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen, disse que a universidade está aberta para dar todo apoio à comunidade acadêmica, seja dos cursos de graduação ou pós-graduação, para fomentar ideias inovadoras para serem submetidas ao programa Centelha.

“Teremos reuniões com as nossas unidades do interior do Estado para que eles possam entender melhor o Programa, para que dessa forma possam desenvolver projetos empreendedores com a formação de novas startups”, disse.

20.05.2019 - PROGRAMA CENTELHA - FAPEAM E UFAM - FOTOS ÉRICO X._

Fapeam apresenta Programa Centelha para Ufam. Foto: Érico Xavier

O assessor especial de modernização administrativa da Ufam, Irineu Vitorino, que também é professor de empreendedorismo do curso de administração da Ufam, disse que é um entusiasta de programas que incentivam o empreendedorismo.  

“Tudo que eu puder fazer para apoiar o Programa Centelha eu farei. Eu ajudo bastante toda e qualquer atividade ligada a startups, a empresas juniores, sou um admirador do empreendedorismo, então qualquer atividade nessa área, podem contar com a minha contribuição”, ressaltou.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a iniciativa deve fortalecer o empreendedorismo e inovação na região.

“A nossa ideia enquanto UEA é capilarizar essa informação a todos os nossos núcleos e centros no interior do estado do Amazonas, fortalecer essa noção também na capital, nas nossas unidades de pesquisa e de empreendedorismo, fortalecer a oportunidade de novas ideias e, quem sabe, termos aí algumas startups surgidas dentro da UEA, para servir ao Amazonas nesse cenário em que Fapeam e Finep constroem juntas”.

20.05.2019 - PROGRAMA CENTELHA - FAPEAM E UEA - FOTOS ÉRICO X._-17

Fapeam apresenta Programa Centelha para UEA. Fotos: Érico Xavier

Desde o dia 15 de abril, a Fapeam iniciou uma série de visitas às instituições de ensino e pesquisa e com os atores envolvidos no ecossistema de inovação e empreendedorismo do Amazonas, com objetivo de formalizar parcerias, bem como  incentivar a participação de pessoas físicas  com ideias que possam ser transformadas em produtos inovadores.

Centelha

O Programa Centelha é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Certi.

Por Helen de Melo

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Banners-lateria-da-FAPEAM

  • banner-final

  • BANNER-CAPES---FAPEAM

  • 2019-09-17

  • 2019-09-17-(1)

  • Untitled-3

  • banner lateral portal pro incubadoras-04

  • E-Ouv-300x212