1º Workshop de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal da FHAJ acontece no fim de semana
29/11/2012 – A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal (Sobeeg) promovem, nesta sexta-feira (30/11) e sábado (1º/12), no Auditório da Fundação, o 1º Workshop de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal, no Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) – Avenida Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha. O evento tem como tema a ‘Visão da Enfermagem nos Avanços em Endoscopia’, com o objetivo de promover a formação dos profissionais da área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, que é aberto a profissionais e estudantes de Enfermagem.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A programação tem como principais palestrantes a enfermeira doutora Maria da Graça Silva, atual presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal (Sobeeg) e a doutora Rosa Aires Borba Mesiano, de Brasília/DF.
Programação:
30 de novembro (sexta-feira) – TEORIA – 7h30 às 17h30
Auditório da FHAJ – Av. Carvalho Leal, 1778 – Cachoeirinha.
7h30 – Entrega de Materiais
8h – Abertura
8h30 – Produtos saneantes utilizados no processo de limpeza e desinfecção dos endoscópios – O que diz a legislação. Palestrante: Doutora Rosa Aires Borba (Brasília/DF);
9h10 – Conhecendo os saneantes. Palestrante: Técnico da Empresa 3 ALBE
9h50 – 10h10 – Intervalo
10h10 – Consulta de Enfermagem na preparação de pacientes submetidos a procedimentos invasivos diagnósticos e terapêuticos. Palestrante: Dra. Enf. Maria da Graça Silva (SOBEE/SP)
10h50 – Estamos utilizando técnicas seguras nos procedimentos. Palestrante: Técnico da Empresa WEM.
11h30 – Hemostasia em Endoscopia Alta e Baixa – Comprometimento da Enfermagem. Palestrante: Dra. Enf. Maria da Graça Silva (Sobeeg/SP).
12h10 – Intervalo para almoço
14h – Conhecendo os equipamentos de limpeza e desinfecção para endoscópicos. Palestrante: Técnico da empresa ENDOCLEAR.
14h40 – Visão e Atuação da Enfermagem em CPRE. Palestrante: Dra. Enf. Maria da Graça Silva. (Sobeeg/SP).
15h20 – Broncoscopia – Comprometimento da Enfermagem. Palestrante: Dra. Enf. Maria da Graça Silva. (Sobeeg/SP).
16h-16h20 – Protocolo seguro na limpeza e desinfecção dos equipamentos endoscópicos e acessórios. . Palestrante: Dra. Enf. Maria da Graça Silva. (Sobeeg/SP).
17h30 – Encerramento
DATA: 1º de dezembro (sábado) – PRÁTICA (HANDS-ON) – 8h às 13h
Auditório da FHAJ
Estação I – Conhecendo o equipamento endoscópico e sua estrutura
Estação II – Conhecendo o processo de limpeza do endoscópio (Dra. Enf. Maria da Graça Silva)
Estação III – Saneantes Químicos – Validação dos processos (3 ALBE)
Estação IV – O que é importante saber? (Endoclear)
Estação VI – Conhecendo e manuseando os acessórios endoscópicos
Estação VII – Equipamentos eletroeletrônicos – Aprendendo a técnica correta de uso (WEM)
Fonte: Rosilene Medeiros/Ascom FHAJ