4º Fórum de Inovação aproxima empresários do Amazonas e BNDES
26/10/2011 – No dia 27 de outubro, às 15h, a coordenadora do Comitê de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Regional do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Socia (BNDES), Helena Maria Lastres, apresenta programas e linhas de financiamento do banco.
Apresentar às micro, pequenas e médias empresas e pessoas físicas produtos do BNDES sob a ótica da Inovação, bem como demonstrar como obter as linhas de financiamentos não reembolsáveis (aquele empréstimo que não precisa ser devolvido), estes são os objetivos da 4º Fórum de Inovação do Amazonas, cujo tema central é ‘A importância do BNDES no apoio à Inovação e ao desenvolvimento regional’. O fórum acontece, nesta quinta-feira, no auditório Auton Furtado da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, 1919. A entrada é gratuita.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Esta é a quarta edição do Fórum de Inovação do Amazonas, organizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), por meio do Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação (Deapi). Nesta edição, a palestrante convidada é a doutora Helena Maria Lastres, coordenadora do Comitê de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Regional, do Gabinete da Presidência do BNDES. Maria Helena também é PhD em Desenvolvimento Industrial e Política de Ciência e Tecnologia pela Universidade da Inglaterra.
O chefe do Deapi, Kleber Abreu, explica que Inovação é a inserção de produtos ou processos novos proporcionando competitividade para as empresas. É uma nova maneira de ofertar no mercado produtos comercializados tradicionalmente, mas de maneira diferenciada. Um bom exemplo disso é a pesquisa desenvolvida por um empresário e pesquisador de Manaus que transformou peixes amazônicos (pirarucu, tambaqui e jaraqui) em carne de hambúrguer.
Kleber Abreu explica ainda que o BNDES possui uma gama de produtos e serviços segmentados, como o cartão BNDES e programas que auxiliam empreendedores com recursos não reembolsáveis, ou seja, aquele financiamento que o empresariado não precisa devolver.
Sobre o BNDES
O banco tem como uma de suas prioridades apoiar as micro, pequenas e médias empresas e os trabalhadores autônomos de todo o País, pelo seu importante papel na criação de empregos e geração de renda.
Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.
Serviço:
O que: 4º Fórum de Inovação do Amazonas
Onde: Auditório Auton Furtado, na Fieam (Av. Joaquim Nabuco, 1919 – Centro)
Quando: Dia 27 de outubro (quinta-feira)
Horário: 15h
Entrada: Gratuita
Público-alvo: Micro, pequenas e médias empresas e pessoas físicas
Outras informações: 9198-8815 (Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação – Deapi/Sect – AM)
Fonte: Ciência em Pauta