Especialista em semiótica abre 1º Seminário do Mestrado em Comunicação


O 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve início na manhã de ontem (30/03), e continua até 1º de abril, no auditório Rio Solimões, Instituto de Ciências Humanas e Letras ICHL. O primeiro dia de atividades do evento teve a participação da professora doutora Lúcia Santaella do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
       
Abordando o tema “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano”, Lúcia Santaella destacou que as tecnologias digitais estão transformando de maneira acelerada a sociedade, reduzindo as distâncias de pensamento. “A tecnologia é o grande pivô das transformações sociais e em meio a essas tecnologias, as mais importantes são as de comunicações”, afirmou.
       
Santaella explicou que a humanidade vivencia seis formações culturais e sociais que são a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cibercultura. “Todas estas formações ainda estão vivas. Elas se misturam e criam um tecido híbrido. A cibercultura, por exemplo, é a cultura do computador, mas todas as outras estão presentes”, esclareceu.

Finalizando a palestra, a professora ressaltou que a cibercultura é justamente a revolução da tecnologia da inteligência. Na opinião de Santaella, esta aceleração tecnológica que vem transformando a natureza humana é o que pode ser chamado de pós-humano.

Livro

Durante a primeira manhã de atividades do seminário também ocorreu o lançamento do livro “Mapa do Jogo-A diversidade cultural dos games”, organizado em co-autoria por Lúcia Santaella e a professora doutora Mirna Feitoza, docente do PPGCCOM e do Centro Universitário do Norte (UNINORTE).

“Este livro resulta de um projeto de pesquisa de mesmo título, financiado pelo Edital Universal do CNPq e desenvolvido por um grupo de pesquisadores envolvidos com o estudo dos videogames. Intitulado CS:Games, o grupo voltou-se para o estudo dos aspectos culturais envolvidos nos videogames. O livro resulta dessa pesquisa, que, entre outros resultados, gerou também o primeiro Festival Universitário de Games, na PUC-SP”, ressaltou a professora Mirna Feitoza. 

O “Mapa do Jogo” é composto de ensaios com participação de outros 15 pesquisadores. Os trabalhos foram elaborados sob a ótica de disciplinas como a semiótica, educação, estética, entre outras, e promovem reflexões sobre questões emergentes da cultura digital.
Programação
   
A programação do 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação continua nos dias 31 de março e 1º de abril. Nesta terça-feira acontece a palestra da professora Mirna Feitoza sobre o tema “Ecossistemas Comunicacionais, e na quarta-feira o evento será encerrado com uma mesa redonda que inclui a participação dos professores doutores Demósthenes Carminé e Nelson Noronha e da mestranda do Programa de Pós-Graduação de Sociedade e Cultura na Amazônia, Jane Dantas. O debate abordará o tema “Cultura e Mídias Digitais”.

O seminário conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), Vivo, Santa Cláudia, TV Amazonas de Rádio e Televisão, Centro Universitário de Comunicação Social da UFAM (CUCOS),  Pro-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti) e Jornal do Commércio.

Continuação da Programação do 1º Seminário do Mestrado em Ciências da Comunicação
Dia 31 de março
9 h as 11 h- Palestra da Profa. Dra. Mirna Feitoza  com o tema “Ecossistemas  Comunicacionais”. Fala de mestrandos sobre experiências no mestrado do PPGCCOM.    

11h às 12h – Debate

Dia 1º de abril – 9 h as 10h30 – Mesa redonda com participação dos Prof. Dr. Demósthenes Carminé e Nelson Noronha e da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, Jane Dantas.

10h30 às 11h – Debate

11h30 – Sorteios e encerramento

Biografia Lúcia Santaella

Lucia Santaella é professora titular do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, onde dirige o Centro de Investigação em Mídias Digitais e também coordena a Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e o Centro de Estudos Peirceanos.  É doutora em Teoria Literária na PUC-SP e possui também Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP. Santaella é ainda pesquisadora do CNPq e coordenadora do lado brasileiro do projeto de pesquisa Probral (Brasil-Alemanha) sobre relações entre palavra e imagem nas mídias.

A pesquisadora já publicou 30 livros, sendo cinco em co-autoria, e organizou a edição de outros 11 livros. Santaella também já escreveu aproximadamente 300 artigos, que foram publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *