Tabatinga terá SBPC Mirim


A reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no município de Tabatinga (AM), a 1.105 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, no período de 17 a 20 de março, promete movimentar não apenas pesquisadores, cientistas e alunos de graduação. A programação especial da SBPC Mirim, de 18 a 20, vai envolver às discussões sobre ciência 2,5 mil estudantes do ensino fundamental e médio.

As atividades especiais na SBPC Mirim, que serão realizadas na Escola Estadual Pedro Teixeira, contarão com minicursos, oficinas, mostra de vídeos, exposições, jogos lúdicos e outros temas, todos voltados à ciência.

Entre as doze oficinas a serem realizadas, destacam-se: “Reciclagem de Papel – uma proposta ambiental” e “Extração do DNA de verduras: tomate e cebola”. Nas salas de cinema comentado acontecerão exibições de mais de 40 filmes do Projeto “Ver Ciência”, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Os estudantes também poderão participar de minicursos, como “Saúde e educação – novas experiências”, e visitar exposições, como a intitulada: “Pinturas a guache e grafite”.

A iniciativa visa ampliar o raio de ação da Reunião Regional da SBPC que, apesar de ser voltada para um público adulto, sempre busca atingir um maior número de pessoas. Uma vez que, no caso de Tabatinga, a maioria dos professores das escolas locais deverá participar da Reunião, a proposta da organização do evento é oferecer atividades voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. “Por meio dessas atividades, os jovens terão momentos de contato com pesquisadores de renome nacional”, explica a chefe do Departamento Técnico-Científico da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Anete Ferreira.

 

Para tornar o evento mais interessante ao público infanto-juvenil, os organizadores pretendem discutir os temas a partir das referências de vida dos estudantes. “Desde quando acordamos, assistimos televisão ou atendemos a um celular, enfim, quando realizamos pequenas ações no dia a dia, estamos diante da ciência. E estas ações só são possíveis devido a resultados de intensas pesquisas desenvolvidas para melhorar nossa qualidade de vida”, avalia Anete Ferreira.

Dessa forma, associando a atividade científica ao desenvolvimento social, econômico e político, os organizadores acreditam que favorecem a compreensão dos temas científicos por crianças e adolescentes, como explica Anete Ferreira. “Nós vamos utilizar uma linguagem bem simples explicando o que a ciência faz e ainda pode fazer pela sociedade. Dessa forma pretendemos incentivar a realização de novas pesquisas e o surgimento de novos pesquisadores em todos os níveis. O mais importante é que pretendemos levar esses alunos a se interessarem por áreas de menor interesse, como matemática, física e química, que hoje são consideradas prioritárias pelo Ministério da Educação (MEC)”.

 

 

Investimento

A reunião regional está sendo organizada pela SBPC em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Sect, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além de instituições de C&T de países vizinhos instalados na região.

A decisão de realizar o evento em Tabatinga, com investimento de R$ 200 mil, veio amparada em uma proposta da comunidade científica local de mostrar que o Amazonas desenvolve Ciência em todo o estado.  “A escolha do local também foi uma forma de acabar com a impressão de que as regiões de fronteira só representam problemas. Vamos mostrar que, nesses locais, existe conhecimento, pesquisa. Pretendemos mostrar aos jovens que moram na fronteira que eles têm outras alternativas de vida e oportunidades na área de educação”, ressalta Anete Jeane.

 

 

 

Veja a programação completa da SBPC Mirim, clique aqui

Fonte: Ulysses Varela – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *