Projetos de biodiesel do país são apresentados em workshop


O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está promovendo, desde ontem, um encontro técnico para analisar as ações do programa de Biodiesel em vários estados do Brasil. A reunião prossegue até hoje (6).

O objetivo do workshop é avaliar os principais projetos de unidades-piloto de biodiesel em andamento e promover a troca de experiências entre as diversas unidades. Os técnicos irão também subsidiar o governo federal quanto a possíveis ações, de modo a garantir o sucesso nos empreendimentos e diminuir os gargalos.

Na abertura do evento, o coordenador de tecnologias setoriais do MCT, Adriano Duarte, traçou o atual panorama dos estudos e testes que estão sendo realizados com o biocombustível.

"Este encontro vai apreciar os vários processos que estão sendo desenvolvidos no Brasil. Nessa área, o trabalho do Ministério é de estimular o conhecimento e ajudar na realização de projetos", informa.

Duarte também afirmou que a série de teste com veículos já superou a marca de hum milhão de km rodados e que são parcerias para a capacitação de laboratórios e estruturação para o estudo dos co-produtos, como a glicerina.

O segundo palestrante a participar do evento foi Arnoldo Campos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ele destacou o processo de criação e estruturação da cadeia produtiva do biodiesel, afirmando que o projeto está superando expectativas e que conta com o apoio de vários setores da sociedade.

"O programa está caminhando mais rápido do que esperávamos. Estamos entrando numa nova fase com o aumento da capacidade instalada, que deve chegar a 2 bilhões de litros em 2008", salientou.

Confira a relação de palestras que acontecem nos dois dias do encontro.

Dia 5/03 (segunda-feira)

10h30 – 11h:15 – Renato Roscoe (Embrapa CPAO) Projeto: Biodiesel por Craqueamento Termocatalítico – Energia Renovável na Agricultura Familiar em Comunidades Indígenas.

11h15 – 12h – Jaênes Miranda Alves (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC) Projeto: Biodiesel e Biodigestão: Implantação de dois Modelos de Produção Sustentável em Pequenas Unidades nos Estados da Bahia e Ceará

13h30 – 14h15 – Evandro Luiz Dall Oglio (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT) Projeto Quariba (MT)

14h15 – 15h – Wilma de Araújo Gonzalez (Instituto Militar de Engenharia – IME) Projeto do Rio Urubu (AM)
15h – 15h45 – Liv Soares Severino (Embrapa CNPA) Projeto de Quixeramobim (CE)

15h45 – 16h30 – José Roberto Soares Scolforo (Universidade Federal de Lavras – Ufla) Projeto: Produção de Mamona – Sustentabilidade Agrícola para a Produção de Biodiesel no Sul de MG.

Dia 6/03 (terça-feira)

9h30 – 10h15 – Gisele Stark (Fundação Des. Paulo Feitoza- FPF) Projeto: Produção de Biodiesel a partir de Espécies de Oleaginosas em Maués (AM)

10h15 – 11h – José Fernando Thomé Jucá (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – Cetene) Projeto Caetés.

11h – 11h45 – Marcelo Gonçalves Montes Doca (Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Norte – FURG) Projeto: Unidade Demonstrativa para a Produção de Biodiesel de Mamona no Extremo Sul do RS.

11h45 – 12h – Encerramento

Carlos Freitas – Assessoria de Imprensa do MCT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *