Seminário debate desenvolvimento da escola integral
Socializar e debater a formação de uma escola cidadã como um direito da criança e do adolescente é a proposta do ‘1º Seminário de Educação e Participação Juvenil: por uma Educação Integral’, que reunirá educadores e representantes da sociedade civil, nos dias 20 e 21 de dezembro, no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), rua Teresina, nº 495, Adrianópolis, zona Centro-sul de Manaus. O evento é promovido pela Agência Uga-Uga de Comunicação, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
A intenção maior do evento será debater os diversos referenciais, concepções, conceitos, propostas de políticas públicas e arranjos de construção e implementação da educação integral presentes no País, envolvendo profissionais ligados ao setor. São esperados cerca de 250 profissionais, entre professores e alunos, equipe pedagógica, secretarias, profissionais da área de educação e demais interessados.
Outra proposta do seminário será discutir e refletir sobre a metodologia aplicada pelo Projeto Escola Cidadã, voltada para as áreas deMobilização Social, Participação Juvenil e Educação pela Comunicação. Na proposta de educação defendida pelo projeto, alunos e professores juntos formam relações construtivistas em prol da escola e de sua própria formação. “Em nossa experiência, o aluno é parte efetiva no processo, e o professor age como facilitador. Os professores são incentivados a utilizar ferramentas de comunicação como recursos”, explica o gerente de projetos da ONG, Cleudomar Viana.
Foi a partir da experiência da Escola Cidadã que a Agência observou a necessidade de convocar educadores, educandos, poder público e sociedade civil de Manaus para refletir e debater a metodologia e resultados alcançados. “Queremos que nossa experiência possa contribuir para a consolidação de uma escola cidadã, como um direito de crianças e de adolescentes na perspectiva da construção de políticas públicas educacionais por meio de ações de mobilização e formação de educadores e educandos”, argumenta.
Além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, o evento conta com o apoio das instituições Centro de Artes Irmã Yolanda Setúbal, Fundo das nações Unidas pela Infância (Unicef) e Instituto C&A.
Escola Cidadã
O Projeto Escola Cidadã vem sendo desenvolvido ao longo de cinco anos pelo Núcleo de Educação Popular da Agência Uga-Uga de Comunicação em parceria com o Unicef, Instituto C&A e Secretaria de Educação de Manaus (Semed); utilizando metodologias nas áreas de Mobilização Social, Participação Juvenil e de Educação pela Comunicação. Nesse período, essas metodologias têm sido estudadas, aplicadas e aprimoradas.
No contexto de mobilização social, a Escola Cidadã utilizou os princípios de Mobilização, defendido pelo teórico Bernardo Toro, procurando despertar em professores e alunos a vontade de atuarem juntos na construção de projetos educativos que favoreçam o compartilhamento de valores e ações em prol da mudança social.
Na Participação Juvenil, os alunos, com a contribuição dos professores, são os executores e elaboradores dos projetos educativos desenvolvidos nas escolas. “Ainda no campo da participação, adotamos os pressupostos do educador Paulo Freire, que estão voltados para uma educação na qual o jovem, na escola, não tenha um procedimento ingênuo e desvinculado do teor do mundo”, afirma Cleudomar Viana.
No campo da educação pela comunicação, o Projeto Escola Cidadã adotou os princípios metodológicos (tatear experimental, texto livre e vida cooperativa) do teórico Célestin Freinet, princípios que estão voltados ao incentivo do aluno a experimentar e a criar sua atividades intelectuais dentro e fora da escola. Com isso, o projeto busca motivar os professores envolvidos em suas ações a construírem um ambiente favorável à experiência e produção intelectual nas escolas. Nesse contexto, os princípios metodológicos propostos por Freinet e utilizados pelo projeto, contribuem para a concepção da escola como um ambiente desencadeador de mudanças sociais.
O que: I Seminário de educação e participação juvenil: por uma educação integral
Quando: 20 e 21 de dezembro
Horário: 8h às 17h30h
Onde: auditório da Escola de Enfermagem da Ufam
Rua Teresina, nº 495, Adrianópolis, zona Centro-sul de Manaus