Estudantes do Inpa aprendem a aplicar valor de mercado à fibra de tucumã durante palestra


25/02/2013-Estudantes do curso do INCT Madeiras da Amazônia, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participaram de palestra sobre técnicas tradicionais e como utilizar a fibra de tucumã para desenvolvimento de produtos semi-industriais, ministrado pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karla Mazarelo, no miniauditório da Casa da Ciência, na sede do Instituto em Manaus (AM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo Mazarelo, as técnicas de produção, apesar de tradicionais, são um estímulo para que novos meios sejam descobertos, com a ajuda de pesquisadores e comunitários. “Durante minha pesquisa, contei com a ajuda de costureiras e de artesãs que sempre possuem um conhecimento tradicional incrível. Com isso podemos aprender novos métodos para que a cadeia produtiva seja favorecida, utilizando um espaço mais curto na produção do material”, disse.

Toda fibra de tucumã utilizada na pesquisa de Mazarelo foi retirada da própria planta por mulheres da comunidade tucano, do alto Rio Negro (interior do Amazonas), no período certo de extração. “Elas realizam a extração de maneira que não cause devastação. Na técnica, elas medem a altura certa e sabem até que ponto a folha pode ser retirada . A partir daí, começam o processo de fiação até se transformar na palha”, explicou a palestrante.

De acordo com a pesquisadora do Inpa, Claudete Catanhede, essa atividade, ligada ao curso do INCT Madeiras da Amazônia, proporciona aos alunos o conhecimento de técnicas que podem também ser aplicadas às madeiras. “Mazarelo ensinou aos alunos, ainda mais, sobre a valorização da natureza. Eles estão acostumados a trabalhar com a madeira, mas as técnicas apresentadas pela pesquisadora podem se adequar a qualquer produto natural, como pedras e a própria madeira”, argumentou.

Sobre a pesquisadora

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1999, especialização em Marketing Empresarial em 2001 e mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Ufam, em 2007. Em 2012, concluiu doutorado em Design, Fabricação e Gestão de Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência (UPV/ Espanha).

Fonte: INPA

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *