Ciência Hoje On-line: Uma ciência para muitos públicos
04/10/2013 – A ciência é fundamental para a formação de cidadãos mais preparados para interagir com o mundo ao seu redor. Mas a divulgação científica nem sempre é simples, em especial quando o objetivo é atrair a atenção de jovens e crianças ou abordar temas muito delicados.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Essa discussão serviu de base para uma das mesas do II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, que debateu as especificidades da apresentação da ciência ao público infantil e o papel da arte e da criatividade na abordagem dos variados aspectos do câncer para o público jovem. O evento fez parte das comemorações dos 30 anos do Espaço Ciência Viva.
Editora assistente da Ciência Hoje das Crianças On-line, a jornalista Catarina Chagas destacou a função da mídia na relação de cada um de nós com a ciência. “Os meios de comunicação são a principal forma de contato com o conhecimento científico em qualquer idade”, afirmou. Porém, na opinião dela, o Brasil sente falta de iniciativas que se dediquem especificamente à divulgação científica para as crianças. “Isso quer dizer que o primeiro contato com esse mundo acaba se dando por meio de veículos que não possuem conteúdo e linguagem voltados para esse público”, completou.
É justamente essa a missão da Ciência Hoje das Crianças, criada em 1986 como um suplemento da revista Ciência Hoje. “Hoje, temos uma tiragem de 300 mil exemplares por mês e, embora não seja uma publicação didática, desenvolvemos diversas parcerias para a utilização da revista de forma complementar ao ensino em sala de aula, por meio do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação”, comemorou Chagas.
Leia a matéria na íntegra aqui.
Fonte: Ciência Hoje On-line