Estudo mapeia área de inundação na orla de Manaus
13/12/2012 – Na tentativa de mitigar os efeitos das enchentes dos rios amazônicos na orla de Manaus, a estudante de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eliana dos Santos Brasil, está fazendo um levantamento da área de inundação para fazer um diagnóstico que será encaminhado à Defesa Civil do Município.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisa intitulada ‘Uso de Imagem ADS-80 para delimitação de área de inundação na região de Manaus, Amazonas’ realizada há três meses no Centro Regional de Manaus (CR-MN) / Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), deve se estender até julho de 2013.
O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Divulgação Científica (Paic).
Segundo Eliana dos Santos Brasil, o objetivo é simular as áreas sujeitas a inundações para fazer um diagnóstico padrão do uso do solo nessas regiões e municiar a Defesa Civil do município na tentativa de mitigar os efeitos das enchentes dos rios amazônicos.
“O estudo é essencial para ordenação do uso e ocupação do solo, especialmente em Manaus, que tem um regime de seca e cheia inconstante”, ponderou a pesquisadora.
Os dados iniciais do projeto foram apresentados, na última segunda-feira, 10, durante a apresentação de acompanhamento das pesquisas em andamento realizadas por meio do Paic, no Censipam.
Análise por meio de fotos
A pesquisadora contou que o estudo é focado na orla da cidade de Manaus, que tem sofrido nos últimos anos com inundações. Este ano, o Amazonas registrou o índice mais alto de cheia, que chegou a 29,97 metros e invadiu algumas vias próximas à orla da cidade.
“Faremos uma fotoanálise por meio de imagens capturadas com o ADS-80 para fazer uma simulação das áreas sujeitas a inundação nos próximos anos”, explicou Brasil.
O ADS 80 é um sistema aerofotogramétrico digital no qual uma câmera de imageamento aéreo de alta resolução gera imagens digitais contínuas ao longo do voo.
O orientador do estudo, que é mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Ufam e, atualmente, trabalha como especialista em Geoprocessamento no Censipam/CR-MN, Jorge Alberto Lopes da Costa, explicou que as imagens serão processadas e organizadas em forma de mosaico. “Iremos subdividir as regiões homogêneas e retirar informações das imagens para elaborar um mapa da área de inundação em torno da orla de Manaus”, disse Costa.
Sobre o Paic
O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM