Beruri e Anori concluem formaturas dos primeiros tecnólogos em alimentos da UEA
13/12/2012 – Beruri e Anori concluem formaturas dos primeiros tecnólogos em alimentos da UEA A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) celebra a última etapa das formaturas do curso de Tecnologia em Alimentos neste fim de semana. Desta vez, os eventos acontecem na sexta-feira (14/12) e no sábado (15/12), nos municípios de Beruri e Anori, respectivamente. São novos 73 tecnólogos habilitados para contribuir no desenvolvimento do Estado.
Com o mercado pesqueiro promissor, a cidade Beruri também irá comemorar a solenidade de grau de seus conterrâneos. Para o formando Odemílson Magalhães, a sensação de dever cumprindo se mistura com o desafio de promover o fortalecimento da economia primária. “O Governo do Estado, por meio da UEA teve um olhar especial, respeitando as particularidades de cada município. De fato, foi a união da fome com a vontade de comer”, comparou.
Já pensando como profissional da área alimentícia, Odemilson garante que irá colaborar para o desenvolvimento na produção da área isso porque, além de ser um dos novos tecnólogos em alimentos, ele é o novo prefeito de Beruri. “Filho da terra, conheço bem os nossos problemas e as nossas potencialidades. Agora, como gestor municipal, capacitado pela UEA, tenho ferramentas técnicas para desenvolver projetos em piscicultura e também agricultura”, salientou.
Nascida em Anori, Angélica Araújo, 25, comenta da sua vontade em continuar na vida acadêmica. “Ainda nem peguei o diploma, mas já estou de olho em uma especialização em Vigilância Sanitária, pois essa é a área que pretendo atuar”, disse.
Em dezembro deste ano, a UEA já formou 31 Tecnólogos em Alimentos para Apuí, 34 profissionais em Jutaí, 42 para Tapauá e nessas duas últimas solenidade, 36 para Beruri e 37 para Anori. Esses municípios, a partir desse grande evento, passam contar com capacitação técnica desses profissionais que são capazes de atuar no gerenciamento e fiscalização das atividades envolvidas na produção, distribuição e armazenamento de alimentos.
O curso de oferta especial foi oferecido inicialmente em cinco municípios do Amazonas, conforme a demanda (Anori, Beruri, Jutaí, Tapauá e Apuí). As disciplinas foram ofertadas através do sistema presencial modular contínuo. Em três anos de curso, os tecnólogos foram preparados pela UEA para exercerem atividades específicas na industrialização de alimentos, dentro das potencialidades econômicas da região, para a aplicação de tecnologias de preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização e desenvolvimento de produtos alimentícios de origem animal e vegetal.
Fonte: Portal da UEA – Por Maíra Pessoa